26/01/10

SUBMARINOS DA CLASSE "TRIDENTE"


ESQUADRILHA DE SUBMARINOS


Submarino "TRIDENTE"

TIPO DE NAVIO:
Submarino convencional

PERFIL:

DESLOCAMENTO:
1.840 toneladas à superfície
2.o20 toneladas em imersão

DIMENSÕES:
67,9 x 6,3 x 6,6 metros

PROPULSÃO:
2 motores a Diesel MTU Friedrichshafen de 16V 396 2.000kW;
1 motor eléctrico síncrono de íman permanente Siemens AG PEM de 160kW;
2 módulos de sistema AIP [Polymer Electrolyte Membrane] com 120kW cada;
1 hélice de baixo ruído e alto rendimento

VELOCIDADE MÁXIMA:
Superfície - 12 nós (22 km)
Submerso - 20 nós (41 km)
Sistema AIP - 6 nós (12 km)

AUTONOMIA:
12.000 milhas a 8 nós à superfície
420 milhas a 8 nós submerso
1.248 milhas a 4 nós AIP
60 dias

PROFUNDIDADE MÁXIMA OPERACIONAL:
350 metros

PROFUNDIDADE DE COLAPSO:
680 metros

GUARNIÇÃO:
Oficiais: 7 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 10
Praças: 16
Total: 33
Capacidade adicional: 14 (militares das Operações Especiais)


Guarnição do "Tridente"

RADAR:
Navegação/procura - SPHINX Thales, banda I (37 Km de alcance) [Low Probability Intercept]

SONARES:
- Cilíndrico STN Atlas Elektronik DBQS-40 de média frequência (detecção e identificação passiva a longa distância) 0.3 a 12 kHz;
- Flanco de baixa / média frequência FAS 3 (transição de frequências médias para baixas);
- Detecção de distâncias por métodos passivos PRS (cálculo de distância de alvos);
- Detecção de emissão electroacústicas;
- Detecção passiva para controlo de ruído próprio TAS 90 (rebocado de baixa frequência);
- Activo (determinação de distância de alvo);
- Detecção de minas Atlas Elektronik HF MOA 3070 activo a duas frequências

COMUNICAÇÕES:
- Transreceptores de banda UHF, HF, VLF, VHF, LF, SHF, EHF;
- 1 Rede de difusão geral;
- Telefone submarino TUUM 1A e TUUM 2A/B 50 kHz;
- Comunicações por satélite SATCOM SHF Indra;
- Wire-antenna: VLF, LF, MF ou VHF;
- Rede telefónica interna;
- MCCIS (Maritime Comand and Control Information System);
- SICC 6 (Sistema Integrado de Controlo de Comunicações);
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- 2 Projectores de sinais;
- Sistema ICCS Mod 5 (Sistema Integrado de Controlo de Comunicações);
- Antenas rebocadas para receber em imersão profunda

EQUIPAMENTO:
- Sistema IFF;
- Odómetros electromagnéticos;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- Medidor da velocidade do som na água;
- Sonda ultrasónica;
- 3 Faróis de navegação na torre;
- Barómetro;
- Radiognometro;
- Sistema GPS militar;
- Produção de água doce por osmose;
- SLIS (Ship Logistic Information System);
- Sistema de navegação inercial em imersão Raytheon MINS

SENSORES PRINCIPAIS:
- Mastro optrónico (sensor vídeo de alta resolução [HDTV], detector de distância a laser, sistema combinado de ESM/GPS) com antena ESMA-5;
- Periscópio opto-electrónico de busca Carl Zeiss Optronik GmbH SERO 14 (câmara de registo vídeo e fotográfico digital de alta resolução, FLIR, GPS);
- Periscópio óptico de ataque Carl Zeiss Optronik GmbH SERO 15 (vídeo a cores, laser range-finder) com antena RWR (Radar Warning Receiver) de aviso de emissões radar;

EQUIPAMENTO DE SALVAÇÃO:
- Sistema de salvamento de emergência EADS Space Transportation RESUS;
- 2 Jangadas salva-vidas accionáveis até à profundidade de colapso (680 metros);
- Sistema de ar respirável de emergência (BIBS) com tomadas dispersas por todo o navio;
- Uma plataforma de salvamento em cada compartimento estanque;
- Dotações de emergência para 7 dias;
- Dois compartimentos estanques até à profundidade de colapso;
- Fatos de escape para cada elemento da guarnição até 180 metros;
- Câmara de mergulho instalada na torre.

SISTEMA DE COMBATE:
Atlas Elektronik GmbH ISUS 90-50 (detecção acústica / electromagnética)

SISTEMA DE GUERRA ELECTRÓNICA:
- Alertador de radar montado no periscópio óptico de ataque;
- Mastro com sistema ESM UME-200 (2 aos 18 Ghz), integrando a antena ELINT (ELectronic INTelligence) TIMNEX II da SAAB Avitronics e a antena COMINT (COMmunications INTelligence) MEDAV GmbH CRS-8000 LF/MF/HF/VHF/UHF (300 kHz a 3 GHz);
- Sensor de aviso de emissões laser, montado na torre do submarino da SAAB Avitronics;

SISTEMA DE CONTRAMEDIDAS ANTI-TORPEDO:
- Sistema integrado de reacção rápida CIRCE

SISTEMAS DE ARMAS:
- 8 Tubos lança-armas de 533mm (proa / lotação máxima 16 armas);
- Torpedos pesados filoguiado BLACK SHARK (LER NOTAS);
- Minas multi-influência MN 102 MURENA (LER NOTAS);
- Mísseis anti-navio UGM-84 SUB-HARPOON Block II (LER NOTAS)

DESIGNAÇÃO NATO:
SSK

INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
SUBTRIDENTE
SUBARPAO

ENDEREÇO RADIOTELEGRÁFICO:
CTSA
CTSB


NÚMERO DE AMURA:
S160
S161

BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa

NOME:
N.R.P. Tridente
N.R.P. Arpão

ANO DE CONSTRUÇÃO:
2009
2010

EMPREGO OPERACIONAL:
• Protecção avançada às forças navais de superfície;
• Protecção da navegação costeira e oceânica;
• Vigilância e recolha de informações discretas junto à costa;
• Monitorização de comunicações junto à costa (indicators & warnings);
• Ataques selectivos a interesses de alto valor estratégico na zona litoral de um opositor;
• Interdição de áreas focais junto a portos, costa ou zonas de navegação de elevado interesse para o opositor;
• Estabelecimento de campos de minas ofensivos;
• Integração em forças combinadas e/ou conjuntas em acções de apoio avançado;
• Acções de negação do uso do mar em áreas oceânicas;
• Patrulha de área oceânica, anti-submarina e/ou anti-superfície;
• Vigilância da ZEE no quadro de uma política de dissuasão a infracções ambientais e de segurança;
• Vigilância discreta da infiltração de material ou indivíduos em áreas costeiras;
• Combate às ameaças assimétricas (terrorismo, tráfico de droga e armas, imigração, poluição);
• Introdução e recolha discreta de elementos das Operações Especiais da Marinha na costa;
• Acções de representação nacional

NOTAS:
• Desde os anos 90 que a Marinha de Guerra Portuguesa necessita de substituir os vetustos submarinos da classe "Albacora", tendo a unidade restante da esquadrilha, o "Barracuda" uns respeitosos 41 anos de serviço activo e foi até ao momento do seu abate ao efectivo dos navios da Armada, o submarino mais velho na NATO com 46.636 horas de navegação.
• Neste contexto em 21 de Abril de 2004 foi assinado entre o Estado Português e o "German Submarine Consortium" um contrato de aquisição de dois submarinos convencionais apetrechados com o moderno sistema de propulsão independente de ar AIP (células de combustível).
• No mesmo dia foi assinado um contrato de contrapartidas e também ficou garantido a futura sustentação logística dos submarinos:
- Aquisição do simulador de EMCS;
- Formação e o adestramento das duas primeiras guarnições, de um grupo de instrutores, de pessoal militar e civil da Esquadrilha de Submarinos e do Arsenal do Alfeite, num total de 180 pessoas, responsáveis pelos três escalões de manutenção, durante 4 anos;
- Transferência de tecnologia na área dos Torpedos, Periscópios e Sistema de Combate;
- Construção da nova Esquadrilha de Submainos, Cais 6, Oficina Torpedos e outras oficinas no Arsenal do Alfeite;
- Aquisição de ferramentas especiais, equipamentos de teste e diagnóstico, oficina de mastros e de optrónicos;
- Aquisição de sobressalentes para 2 anos de operação e componentes com longo prazo de fornecimento (hélice, optrónicos, mastros, comunicações, etc).
• Posteriormente foi adjudicado aos Estaleiros alemães HDW "Howaldtswercke Deutsche Werft", em Kiel, a construção dos submarinos que formam a 5.ª Esquadrilha de Submarinos da Marinha de Guerra Portuguesa, que previsivelmente irão estar ao serviço de Portugal nos próximos 30 anos.

• No dia 15 de Julho de 2008, decorreu nas instalações dos Estaleiros HDW, Kiel - Alemanha, a cerimónia de lançamento à água do 1.º submarino, o "NRP Tridente" / S160 e a 18 de Junho de 2009, a cerimónia do 2.º submarino, o "NRP Arpão" / S161.
• Ambos os submarinos foram recebidos inicialmente a título provisório pela Marinha de Guerra Portuguesa, em Kiel - Alemanha, o 1.º submarino (NRP Tridente) em Junho de 2010 e o 2.º submarino (NRP Arpão) em Dezembro de 2010.
• O "Tridente" chegou a Portugal no dia 02 de Agosto de 2010, ocorrendo para o efeito uma cerimónia interna da Marinha Portuguesa, na Base Naval do Alfeite, de acordo com as tradições navais. A cerimónia oficial de recepção do submarino, com a entrega do respectivo Estandarte Nacional ao Comandante do navio e ainda a inauguração das infraestruturas remodeladas da Esquadrilha de Submarinos / Escola de Mergulhadores ocorreu no dia 08 de Setembro de 2010.



Chegada a Portugal do "Tridente"

• Os submarinos apesar de serem designados de tipo U209PN, são na realidade do tipo U-214, mas com diversas modificações solicitadas pelo Estado Português, atendendo as requisitos da Marinha Portuguesa.
• Deste modo, trata-se de um modelo que apresenta a combinação de características dos submarinos alemães da classe "U209" (disposição interna dos compartimentos e equipamentos) e da classe "U-214" (perfil do casco; assinaturas de radar [Low Probability Intercept], acústica, magnética [circuito de desmagnetização automático]; emissões de infra-vermelhos e visual baixas, por recurso a fairing e deplumers), propriedades que já reflecte a preocupação com a redução da probabilidade de intercepção e aumenta a capacidade de sobrevivência, exemplo mais visível, são o design hidrodinâmico do casco e as linhas angulosas da torre.

• Estão orçados em 900 milhões de Euros e serão pagos pelo Ministério da Defesa em sistema de leasing durante 15 anos, tratando-se de um sistema de armas optimizado para operar tanto em águas pouco profundas como em águas oceânicas, com a capacidade de usar armas em ambos os cenários e capazes de efectuar longos percursos em imersão, graças ao aumento da autonomia em imersão profunda, por recurso ao sistema de propulsão independente de ar AIP.
• Os cascos foram construídos em aço de alta resistência 80 HLES (aço de 80 Kg/cm² de carga de rotura), dotados do sistema "degaussing system" que permite manipular a assinatura magnética conforme o que se pretende tacticamente.
• Todas as estruturas, incluindo os mastros, são revestidas com material anti-radiação, ou seja, radar-absorvente de transmissões electromagnéticas e electroacústicas, o que dificulta a sus detecção por radares opositores.

• O sistema de propulsão híbrido, bem como o Centro de Informações de Combate, têm uma elevada resistência ao choque e estão montado sobre um suporte de vácuo elástico, com o desiderato de reduzir as vibrações e isolar o sinal acústico e emissões electromagnéticas produzido pelo mesmo, constituído por:
- 2 motores a Diesel MTU Friedrichshafen de 16V 396 2.000kW;
- 1 motor eléctrico [54 toneladas] síncrono de íman permanente Siemens AG PEM de 160kW por módulo;
- 2 módulos de sistema AIP [Polymer Electrolyte Membrane] com 120kW cada;
- Uma única linha de veios, com uma hélice de 7 pás de inclinação para trás, de materiais compósitos, baixo ruído e alto rendimento.

• Existe muito poucas saliências expostas no casco, bem como aberturas, com o escopo de reduzir ao máximo o ruído do fluxo do mar e aumentar o alcance prático de detecção do sistema de detecção electroacústico do próprio submarino.
• Não necessita de navegar frequentemente à cota periscópica (12 metros) para recarregar as baterias de propulsão (navegação snorkel), aguentando 3 semanas e têm ainda capacidade de fundear, particularidades que a par das referidas nos parágrafos supracitados, diminui o risco de exposição a uma possível detecção por potências ameaças, sejam elas aéreas ou de superfície.
• A empresa portuguesa Autosil participou em 70% da produção das baterias de 300 Kw dos submarinos, com um peso de 230 toneladas, assim como garante a manutenção e a substituição dos respectivos componentes ao longo de toda a vida útil dos submarinos, a EIDSOFT - Empresa Portuguesa de Investigação e Desenvolvimento de Electrónica, forneceu os sistemas de comunicações e a empresa EURONAVY, a tinta de revestimento dos cascos.



Esquema do submarino U209PN

• No que concerne à capacidade ofensiva, os sistemas de armas serão dotados de 8 tubos lança-armas à proa com lotação máxima para 16 armas:
- Torpedos pesados filoguiado por fibra óptica ASW / ASUW BLACK SHARK (fabrico italiano) de 533mm / velocidade superior a 50 nós, dotados de uma avançada cabeça acústica e 2 hélices em contra-rotação, com um alcance superior a 50 Km e capazes de navegar de forma extremamente silenciosa, tendo em linha de conta que é um torpedo;
- Minas marítimas de fundo multi-influência MN 102 MURENA (fabrico italiano), dispondo de sensores acústicos, magnéticos e de pressão, apropriadas para águas costeiras pouco profundas "Shallow Waters", na razão de duas minas em vez de um torpedo, podendo lançar inclusivo "dummies" DUM101 de exercício;



Mina multi-influência MN 102 MURENA

- Destaque para o facto de 4 dos tubos lança-armas serem equipados com o WES (Weapon Expulsion System) que permite lançar mísseis anti-navio UGM-84 SUB-HARPOON Block II, com um alcance de 160 Km, navegação orientada por GPS, passíveis de atacar alvos em terra.
• Existe ainda a possibilidade futura de aquisição de mísseis anti-aéreos lançados em cápsulas pelos tubos lança-armas, para o qual os submarinos já estão preparados, como o novo míssil filoguiado por fibra óptica IDAS (Interactive Defence and Attack System for Submarines), tendo o míssil capacidade de emergir a 10 km de distância do submarino e alcance superior a 60 km, idealizado para ser empregues contra helicópteros ASW em "dipping" e aviões de patrulha marítima voando a baixa altitude ou como meio adicional até 12 milhas, contra navios e outros alvos de superfície, tais como baterias de artilharia costeira e instalações portuárias.



Submarino "Tridente" e helicóptero Link Mk95 da EHM (Foto cedida por Luís Miguel Correia)

• No tocante à capacidade de auto-defensa, está dotado de um circuito de desmagmetização automático, com o desiderato de evitar a activação de minas marítimas de influência magnética, assentes no fundo do mar em águas costeiras pouco profundas "Shallow Waters".
- Também está equipado com 1 reparo a cada bordo sob o convés com o sistema integrado de contramedidas anti-torpedo de reacção rápida CIRCE, que consiste numa unidade de C2 (comando e controle) de lançamento múltiplo de pequenos veículos submarinos (jammers e emuladores) de 120 x 12,7cm, actuando como uma solução soft-kill.
- Estes veículos agem como bloqueadores e despistadores, dotados de hidrofones e emissores acústicos integrados, gerando um sinal acústico maior que o produzido pelo próprio submarino, de modo a tentar criar uma cortina de ruído e cegar o sonar do torpedo inimigo para esconder o submarino, enquanto isso os emuladores tentam reproduzir o eco que recebem da emissão sonar da ameaça, emulando assim um alvo para que o torpedo efectue sucessivos ataques ao emulador, indicando uma falsa posição do submarino ao sonar do torpedo inimigo, tendo em vista afastar a ameaça do submarino pelo desgaste do combustível do torpedo inimigo.



Contramedidas anti-torpedo de reacção rápida CIRCE

• Para além dos diversos sonares que equipam os submarinos, a classe está apetrechada com um sistema sonar de detecção de minas (Mine Avoidance) a duas frequências, que tem o acréscimo de também fornecer dados de navegação adicionais.

• É pois em virtude do sistema de propulsão híbrido (diesel, eléctrico e AIP), aliado ao CWCS (Command and Weapon Control System) que classifica os alvos e gera os respectivos dados para emprego de armas, completado pelo Sistema de Combate ISUS 90-50, desenhado para as nossas necessidades e passível de actualizações futuras, que caracterizam a superioridade táctica suis generis destes submarinos, combinando todos os sensores (mastro, periscópios e sonares), sistema de armas (torpedos, minas e mísseis), de contramedidas, comunicações e sistema de navegação.
• A título de exemplo, pode recorrer ao sistema AIP em operações de patrulha e interceptação ou padrão de busca ultra-silencioso, a velocidades de 2 a 6 nós.
• A nível de mobilidade estratégica podem manter a velocidade máxima superior a 20 nós por horas seguidas, cumprir uma vasta gama de missões, quer em "Shallow Waters" (águas costeiras) quer em "Deep Waters" (águas profundas) do Oceano Atlântico, Oceano Índico, Mar Mediterrâneo, Mar das Caraíbas e Golfo Pérsico, 240 dias por ano e com autonomia para 60 dias, sendo de salientar que o sistema AIP confere uma autonomia superior a 14 dias em imersão profunda, ao inverso da classe "Albacora" que se limitava ao Atlântico Norte, Mediterrâneo Ocidental e no máximo a 14 horas em imersão profunda.
• Somente necessitam de emergir até à cota periscópica (12 metros) para efectuar o lançamento ou recolha com grande discrição, a partir de uma câmara de mergulho instalada na torre, de 14 elementos das Operações Especiais da Marinha (DAE) ou do Grupo de Mergulhadores de Combate (GMC) do DMS n.º 1, totalmente equipados, mediante a utilização do equipamento de mergulho "LAR VII COMBI".
• Mediante a "wire-antenna" (limitado à cota de operação de 100 metros) conseguem recebem toda a informação via VLF, LF, MF ou VHF provinda do Comando da Esquadrilha de Submarinos.

• O alto grau de automação materializa-se numa guarnição reduzida e permite o aumento da lotação de recargas de armas, a capacidade de produção interna de água doce suficiente para torneiras e chuveiros.
• Destaque para a introdução de novos padrões de habitabilidade, com maior privacidade nos alojamentos de Oficiais e casas de banho, e em que cada militar terá direito ao seu próprio beliche em áreas de reduzidos níveis de ruído, aumentando deste modo as condições de vida a bordo, de referir que os submarinos estão habilitados para receber elementos femininos na guarnição em alojamento próprio, não obstante os Sargentos e as Praças residem juntos num compartimento amplo e sem portas.
• De realçar que o treino das guarnições em terra e mar, no Centro Naval Alemão de "Eckernforde", é da responsabilidade do departamento de formação da HDW, composto quase todo por ex-submarinistas alemães, tratando-se de um treino de reconversão, isto porque os requisitos que a Marinha Portuguesa colocou para as futuras guarnições pressupõe que os instruendos sejam submarinistas com pelo menos 4 anos de experiência, 6.000 horas de navegação em imersão e obtido a nota de 70% no teste de aferição de Inglês, em virtude de a formação ser ministrada na língua inglesa.
• Em Abril de 2009, 40 elementos da Esquadrilha de Submarinos receberam formação em escape / ascensão livre na "Escuela de Submarinos de Cartagena".
• A fase final de toda a formação está dividida em três fases: 1.ª "System Instruction", a 2.ª "Pier Training" e a 3.ª "Sea Training".

• Trata-se de uma plataforma que não descura o meio ambiente, razão pela qual é apetrechado com dispositivos de prevenção de poluição por hidrocarbonetos, assim como prima pelo grande número de sistemas de sobrevivência, escape e salvamento:
- Sistema de salvamento de emergência EADS Space Transportation RESUS dimensionados para 47 pessoas (33 guarnição + 14 operações especiais);
- 2 Jangadas salva-vidas accionáveis até à profundidade de colapso (680 metros);
- Sistema de ar respirável de emergência (BIBS) com tomadas dispersas por todo o navio;
- Uma plataforma de salvamento em cada compartimento estanque;
- Dotações de emergência para 7 dias;
- Dois compartimentos estanques até à profundidade de colapso;
- Fatos de escape para cada elemento da guarnição até 180 metros.

• Tal como as fragatas da classe "Vasco da Gama" têm a vantagem de serem de construção modular, que permite a execução de uma futura modernização e integração de sistemas de armas, sensores ou propulsão com menores custos, prazo ou alterações físicas na estrutura do navio, conjunto de características que traduziu-se num indiscutível salto tecnológico na arma submarina da Armada.
• De realçar que o custo de aquisição destes submarinos corresponde a metade do preço de uma fragata, sendo que os respectivos custos de operação e intervalos de manutenção equivalentes a um terço dos de uma fragata.
• Trata-se de submarinos convencionais extremamente silenciosos em operação, dotados de um sistema de combate, comando e controlo, sensores e sistemas de armas de alto padrão e última geração, tornam-se num meio naval extremamente eficaz, credível, com grande poder de ataque e elevado grau de adaptabilidade a qualquer situação e nível do espectro do conflito.
• É um factor de dissuasão credível por excelência, sobretudo no que concerne a acções preventivas, dissuasoras e defensivas da estratégia diplomática, proporcionando valências que num país com limitações na edificação do seu sistema de forças, decorrentes da sua dimensão e potencial económico e financeiro, permite a Marinha Portuguesa deter um meio de prestígio, com múltiplas opções de emprego, equalizador de poderes.


«Render da Guarda» submarino "Barracuda" da 4.ª Esquadrilha e submarino "Tridente" da 5.ª Esquadrilha
(Foto cedida por Luís Miguel Correia)

• Permite também ver assegurado a continuidade indispensável da sua capacidade submarina e "know how" que detém desde 1913, se hipoteticamente a Marinha Portuguesa perdesse tal "know how" e a capacidade de operar submarinos, seriam necessários 15 anos para a recuperar essa mesma capacidade.
• Os submarinos são dos meios militares mais eficazes que uma nação ribeirinha pode possuir, como forma de dissuasão, ocupação ou utilização não autorizada do seu espaço marítimo, para protecção avançada às forças navais de superfície e realizar operações de vigilância e recolha de informações de modo discreto, nomeadamente no que concerne ao combate às ameaças assimétricas (terrorismo, tráfico de droga e armas, imigração clandestina, poluição).

• Para além de Portugal, também outras Marinhas de Guerra utilizam ou encomendaram submarinos da classe "U-214", ou derivados "U-212" classificados como os primeiros submarinos do mundo virtualmente impossíveis de detectar: Alemanha, Coreia do Sul, Grécia, Itália, Israel, Paquistão e Turquia.
• De salientar que a Grécia optou por cancelar o seu contrato devido a dificuldades financeiras e o Paquistão presenciou ao cancelamento do seu contrato, por parte do governo alemão, em virtude da instabilidade política em que vive entre as suas fronteiras.
• Um dos submarinos da Marinha da Coreia do Sul, bateu o recorde mundial de autonomia submersa por submarinos convencionais.


Modelo do submarino U209PN