15/12/17

DIPLOMA DE SÓCIO-HONORÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

          No dia 27 de Outubro do corrente ano, fui agraciado no salão polivalente da Associação de Fuzileiros com o Diploma de Sócio-Honorário desta importante Instituição, entregue pelo seu Presidente da Direcção Capitão-de-Mar-e-Guerra José António Ruivo.
         Segundo o texto do Diploma esta atribuição deve-se ao facto de cumprir o que se observa disposto no ponto 1.3 do artigo quinto dos Estatutos da AFZ's: "...por actos excepcionalmente meritórios tenham prestado serviços considerados muito relevantes à Associação de Fuzileiros...".
          Cumpre-me agradecer a iniciativa da proposta feita por um grupo de sócios à Direcção da Associação, proposta que foi aprovada por unanimidade em Assembleia-Geral realizada a 25 de Março de 2017.
          A cerimónia de entrega do Diploma realizou-se na presença de todos os órgãos sociais da AFZ e de sócios mais antigos, tendo também sido agraciado nesta mesma cerimónia com o Diploma de Sócio-Honorário o Almirante Macieira Fragoso (ex-CEMA).
       Mais uma vez agradeço a todos os intervenientes no processo e aos presentes na cerimónia. Sinto-me muito honrado e sensibilizado com a vossa amizade e verdadeira camaradagem! Encaro esta distinção como um reconhecimento.
         Finalizo gracejando com um pouco de humor naval: conforme verbalizei no momento do discurso, esta cerimónia revestiu-se com uma curiosa particularidade pelo facto de eu já ser Sócio-Aderente da AFZ e consequentemente mais antigo como sócio do que o estimado amigo Almirante Macieira Fragoso, que passou a ser sócio naquele mesmo dia.
         Apesar de ser um Oficial General, utilizando a gíria naval e para os devidos efeitos, passou a ser um sócio "mais marreta", situação que não acontece todos os dias, no entanto não deixou de formar à minha direita, ou seja, nem sempre a antiguidade é um posto...

9 comentários:

  1. Os meus parabéns grande camarada Morais, é mais que justo o seu reconhecimento, saúdo também a associação de fuzileiros pela atitude.
    Que mais sigam o exemplo, a anos que digo que este jovem amigo deveria ser distinguido pelos seus feitos em prol da nossa amada briosa!
    M. O. cmg fze ref

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr Morais
    Acho que por todo o seu valioso trabalho de recolha, investigação e divulgação que tem feito, tal reconhecimento só peca por tardio. Como sabe nos mergulhadores ainda não dispomos de uma organização associativa - talvez agora alguns dos elementos se disponham a germinar tal louvável ideia - mas penso que todo o seu empenho na divulgação da nossa especialidade merecerá um publico testemunho de gratidão e agradecimento.
    Um forte abraço de parabens
    M.M. Pinto
    Cmg m. US ref

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Morais e aos camaradas da AFZ é justo. Já me fez sorrir com o seu humor naval, até isso este de parabéns pela maneira como está e muito bem conseguido, pois nas entre-linhas denoto que só demonstra que conhece a Marinha com pormenor e as suas procedências.
    Um abraço Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Ricardo,

    Por todo o trabalho feito em prol da Armada.

    Abraço

    CTen Carlos Ribeira
    Ricardo Ribeira

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Dr. Rodrigues Morais, por essa distinção que reflete o reconhecimento de um já longo e excelente trabalho de estudo e investigação sobre as origens e passado recente da história da Marinha e dos Fuzileiros.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bem merecido, pois é o reconhecimento por todo o trabalho realizado em prol da preservação da memória da Marinha. Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. UM grande abraço e muitos parabéns
    Macedo

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!