tag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post1548981569949886965..comments2024-03-18T19:56:54.912+00:00Comments on BLOGUE BARCO À VISTA: NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICO CLASSE "VIANA DO CASTELO"Blogue Barco à vistahttp://www.blogger.com/profile/03700218159673844346noreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-78062396604416822042023-06-03T21:24:30.478+01:002023-06-03T21:24:30.478+01:00boas tardes
sera que alguem consegue arranjar tip...boas tardes <br />sera que alguem consegue arranjar tipo planos com medidas do exterior dos navios classe viana do castelo? pedi a west sea mas sem resposta naturalmente! estou a fazer um a escala 1:75 em fibra para RC. ObrigadoPEDRO NOGUEIRA RZA045https://www.blogger.com/profile/17931891281072405936noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-60732363271331789742017-08-20T01:53:18.625+01:002017-08-20T01:53:18.625+01:00Boa noite.
...há uma coisa que nãp entendi!...
......Boa noite.<br />...há uma coisa que nãp entendi!...<br />...que manda nas especificações técnicas dos navios?...<br />...não é o cliente?...não é ele que paga?...a que propósito é que estaleiro vai querer contrariar o cliente?...isto não me entra na cabeça!...podem elucidar um pouco sobre esta parte?...obrigado<br />Jean-Pierre ThiranAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-24210438920182159542011-01-30T11:01:45.618+00:002011-01-30T11:01:45.618+00:00Existe um boato de que já venderam os nvaios para ...Existe um boato de que já venderam os nvaios para a Argélia. Não consegui descobrir se realmente é verdade ou não.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-14288336165776881992010-12-30T23:31:41.635+00:002010-12-30T23:31:41.635+00:00Finalmente, hoje 30 de Dezembro de 2010 foi entreg...Finalmente, hoje 30 de Dezembro de 2010 foi entregu o Viana do Castelo.pedronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-36082357943874492392010-12-30T22:49:22.891+00:002010-12-30T22:49:22.891+00:00Com tanta asneira copiada de jornais online e impr...Com tanta asneira copiada de jornais online e impressos de uns para os outros, com parca informação útil sobre estes navios, que isso sim, interessa dar a conhecer ao POVO, numa época em que se vive uma crise, finalmente encontro algo que até dá gosto ler, permite entender e aceitar a aquisição destes navios para a Marinha!<br /><br />Apelo aos senhores jornalistas que pelo menos se dignifiquem a transcrever daqui os dados e o porquê da utilidade deste navio para a NAÇÃO.<br /><br />Reis Pinto, AlvercaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-26262186212593410312010-12-27T17:04:47.155+00:002010-12-27T17:04:47.155+00:00Parabéns por este blog! O navio vai ser (finalment...Parabéns por este blog! O navio vai ser (finalmente)entregue no próximo dia 30 de Dezembro.<br /><br />Cumprimentos<br /><br />Fernando Ribeiro e Castro<br />Secretário-Geral<br />Fórum Empresarial da Economia do MarFernando Ribeiro e Castrohttp://www.fem.ptnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-50179397465839746282010-01-06T01:18:18.824+00:002010-01-06T01:18:18.824+00:00Concordo com Luis Filipe Morazzo. Efectivamente, e...Concordo com Luis Filipe Morazzo. Efectivamente, estes navios poderiam e deveriam ser dotados de uma polivalência que permitiria uma utilização "dual propose", ou seja, a típica utilização em missões de caráter, dito, militar e de fiscalização. Para tal, não necessitariam de grandes alterações, qui çá, heli embarcado, oto melara 76, e a possibilidade, ou previsão (modular) de, em caso de necessidade, se adicionarem outos sistemas de armas, anti-aéreas, navio/navio e anti-submarinas. Creio que a plataforma permitira uma solução deste tipo. Também no capítulo da velocidade, algo poderia ter sido previsto pois, vinte nós, parece-me manifestamente insuficiente.<br /><br />Parebéns ao autor.<br /><br />apresento os meus melhores cumprimentos,<br /><br />Luís Filipe Barros<br /><br />05/12/2010Luis Filipe Barros de Carvalhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-21478803906725313802009-12-16T17:57:13.499+00:002009-12-16T17:57:13.499+00:00Aproveito para enviar as minhas felicitações, ao r...Aproveito para enviar as minhas felicitações, ao responsável por este magnífico blogue, que acabei agora de aceder por um mero mas feliz acaso, e do qual, já guardo muito boas indicações.<br /><br />Se me permite, gostaria no entanto deixar aqui um “bitaite” em relação aos navios da classe “Viana do Castelo”. Não entendo a razão depois de tanto tempo de espera, a não dotação de um helicóptero orgânico, a uma classe de navios, cuja principal missão será a de fiscalizar a maior ZEE da Europa.<br /><br />Muitas vezes, irão detectar os navios infractores a afastarem-se cada vez mais nos monitores dos radares, sem terem a mínima possibilidade de os fazer parar, pois 20 nós, qualquer arrastão chama-lhe um figo, isto para não falar nas lanchas rápidas, que é outro departamento.<br /><br />Continuamos a ser os eternos pobretões a pensar e a realizar. No meu ponto de vista, estes navios nascem já coxos.<br /><br />Saudações marinheiras<br /><br />Luis Filipe MorazzoLuis Filipe Morazzohttps://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-73705174090848811552009-09-23T00:13:18.521+01:002009-09-23T00:13:18.521+01:00Caríssimos,
Muito aprenderam as gentes de Viana d...Caríssimos, <br />Muito aprenderam as gentes de Viana do Castelo com este Navio! <br />Só lamento que da nossa parte tenha sido encarado tal e qual aquela famosa frase que um possível leitor deste blogue proferiu; "São Navios Civis pintados de cinzento!"<br /><br />Foi com esta simplicidade que este navio foi encarado, revelando-se ao longo dos anos algo muito diferente... <br />Uma especificação técnica demasiado abrangente e sempre susceptível de várias interpretações... a escolha errada de alguns parceiros e fornecedores... a falta de recursos humanos para encarar um projecto desta dimensão... a fiscalização por parte de Militares "formatados" à imagem da Vasco da Gama (em contraste com o navio civil pintado de cinzento)...<br /><br />Estes são no meu entender as origens de todo o problema; Por um lado as gentes da Marinha a quererem um Navio Militar em toda a sua essência, e por outro lado as gentes de Viana a pensar que teriam de fazer apenas mais um navio um pouco mais ou menos igual aos que estávamos habituados a fazer... e tá claro que lá pelo meio não podiam faltar os políticos! com o maior à vontade em juntar dois mundos completamente diferentes.<br />Isto só podia resultar em desgraça... <br /><br />Os conflitos entre os equipamentos e respectivas funcionalidade que a "Marinha" espera (e que obviamente não existem no circuito comercial que estamos habituados) são de tal ordem acentuados que o impasse vai-se arrastando ao longo dos anos...<br />Em abono da verdade, vão valendo meia dúzia de carolas que remendam aqui, remendam ali, e vão transformando aquilo que foi comprado da prateleira em algo a que os Militares Portugueses estão habituados.<br /><br />Em jeito de desabafo... Será que o País precisa realmente de um navio patrulha com os requisitos de navio militar combatente??? Não cumpriria a mesma missão a que está destinado um navio com metade da sofisticação e das redundâncias? Com equipamento realmente da "prateleira" e que significava eventualmente metade do custo deste navio??? É que parece-me que o que estava na "cabeça" dos nossos amigos políticos nessa altura era realmente isso, tendo em conta os financiamentos do PIDAC, e tal... <br />Mas depois não nos podemos esquecer que estes até eram os navios esperados pela marinha à umas dúzias de anos, com uma especificação feita e refeita durante décadas... e que os ENVC fizeram questão de assinar de cruz...<br />Se eu tivesse a oportunidade de especificar a minha nova casa a meu belo prazer... não duvidem que lá colocava todos os luxos... se não sou eu que pago, e ainda por cima nem a manutenção teria que sair do meu bolso...<br /><br />Desculpem o testamento, as inverdades e erros por ventura proferidos... mas é apenas a visão de um Vianense cansado e que numa bela noite tropeçou neste interessante blogue! <br /><br />Abraços.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-45145230289567595772009-08-17T01:12:11.542+01:002009-08-17T01:12:11.542+01:00Parece um bom navio, ainda por cima construído nos...Parece um bom navio, ainda por cima construído nos nossos estaleiros de Viana do Castelo. Haverá no nosso país capacidade para construir navios maiores e mais velozes. Falo de navios que possam intervir de forma rápida nas nossas águas territoriais e incluo obviamente Madeira e Açores. 20 nós parece pouco quando sabemos que muitos navios de outras marinhas e até navios mercantes conseguem velocidade próximas dos 30 nós. Porque não se falou mais do projecto de um navio de Apoio como têem os espanhois ou os holandeses, com capacidade de projectar as nossas tropas rapidamentente em qualquer ponto dos PALOPs por exemplo onde temos tantos portugueses. Falou-se disso há anos quando da crise na Guiné Bissau, mas nunca mais ouvi nada a respeito.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-54889455045246962692009-08-09T13:21:57.973+01:002009-08-09T13:21:57.973+01:00É admirável o nosso mundo novo e simultaneamente a...É admirável o nosso mundo novo e simultaneamente arrasador o que se pode criar com labor e sistemática persistência.<br /><br />Permitam uma observação e não entrar nas lamechices lusas:<br />os NPO incorporam de facto duas enormes inovações (a meu ver, claro). A primeira é de ordem tecnológica: o sistema de comando e controlo, com incorporação nacional, senhores! O segundo o ALI-apoio logistico integrado que, como eu afirmo (mas poucos querem ouvir) pela primeira vez se transforma Conhecimento em Acção. Claro as vozes derrrubadoras só muito tarde o valorizarão. <br />Daí a minha correcção e intervenção singular neste Blog. A afirmação:_<br />sobre a Formação e Treino da guarnição está INcorrecta. Hoje, em dia, não se formam guarnições com um Curso...a coisa evoluiu muito e, felizmente, a nossa Marinha nesse capítulo aprendeu muito com a s lições dos sucessivos BOST no UK.<br />Mas já quanto ao ALI sou pessimista e a "coisa" deveria merecer-nos outra atenção. No fim de contas trata-se de incorporar "saber" nestas questões da Indústria Naval.Etelbertonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-10214917076149001592009-08-07T16:23:14.309+01:002009-08-07T16:23:14.309+01:00parabéns pelo magnifico blog. agradeço informação ...parabéns pelo magnifico blog. agradeço informação das verdadeiras razões do atraso de construção excluindo avarias de motores e dificuldades do estaleiro em execução de navios militares.será de um mau acompanhamento da evolução da construção ?<br /><br />atentamente<br />rui vilela<br />rui.t.vilela@hotmail.comAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-3744667572848365512009-08-05T14:54:56.601+01:002009-08-05T14:54:56.601+01:00Os meus agradecimentos à "Voz da abita" ...Os meus agradecimentos à "Voz da abita" que me fez chegar a este excepcional documento do blog "Barco à vita". Pela amostra vou tentar estar mais atento aos seus conteúdos.<br />Quanto ao artigo relativo ao novo NRP "viana do Castelo", como "oficial do ofício" e velho cronista reformado, simplesmente excepcional.<br />Informação objectiva e clara, completa e na medida exacta. <br />Um texto motivador, que provoca expontânea curiosidade e mesmo interesse, focado sobre a positiva, numa área em que nos habituaram a uma permanente ladaínha de desgraças e bota abaixo.<br />Parabéns e obrigado.<br />Balcão ReisAntónio Balcão Reisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-33921848241066672082009-07-31T22:57:16.828+01:002009-07-31T22:57:16.828+01:00Os meus parabéns pelo seu post (e pelo seu blog).
...Os meus parabéns pelo seu post (e pelo seu blog).<br />Talvez a primeira vez na net em que se descreve o Navio de modo justo. <br />Desconfio que apesar de ser um «mal amado» ainda vai vencer pela sua actividade do dia-a-dia.<br />«Águas safas» para ele!amghttps://www.blogger.com/profile/02324974437390999325noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-73116982264803444792009-07-27T22:46:10.097+01:002009-07-27T22:46:10.097+01:00Dou os meus sinceros parabéns ao ilustre autor des...Dou os meus sinceros parabéns ao ilustre autor deste blogue, um verdadeiro Amigo da Armada, pelos conhecimentos profundos e abrangentes sobre a nossa Marinha que demonstra possuir.<br /><br />M.O. Oficial da Marinha PortuguesaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-79250066429493288722009-07-27T16:31:06.706+01:002009-07-27T16:31:06.706+01:00Com tantos nomes só espero que no final não venha ...Com tantos nomes só espero que no final não venha a haver mais nomes que navios construídos... De resto mantém-se o estigma de a construção de classes de navios demorarem uma eternidade. Parece a repetição da história da construção dos contratorpedeiros na Primeira República.LUIS MIGUEL CORREIAhttps://www.blogger.com/profile/06568959735209943791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-47244776307582058602009-07-27T12:39:18.162+01:002009-07-27T12:39:18.162+01:00Mais uma vez venho felicitar o autor deste blog pe...Mais uma vez venho felicitar o autor deste blog pelo muito bom serviço que vem prestendo aos entusiastas dos assuntos do mar.<br /><br />Cmprimentos,<br /><br />José BarradasAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-81325965283332172292009-07-27T11:18:00.295+01:002009-07-27T11:18:00.295+01:00Tem razão Luís Miguel Correia quando menciona no s...Tem razão Luís Miguel Correia quando menciona no seu blogue que este é uma verdadeira referência!<br /><br />Já tinha reparado mais de uma vez no seu blogue que fazia uma citação ao Barco à Vista, mas deduzi que era mais um blogzito que não traz nada de novidade...<br /><br />Enganei-me redondamente, efectivamente nunca vi nada sobre uma Marinha de Guerra tão bem organizado e com tantos detalhes.<br /><br />Isto está simplesmente impecável.<br /><br />Os meus parabéns ao seu autor.<br /><br />Paulo Santos, LxAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-61890515224382115182009-07-27T10:01:11.378+01:002009-07-27T10:01:11.378+01:00Tal como já nos habitou, o Dr. compila artigos de ...Tal como já nos habitou, o Dr. compila artigos de um modo simplesmente, lúdico e cativante!<br /><br />Mais uma vez, os meus parabéns<br /><br />Um abraçoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7809166667294545731.post-64738883918951026192009-07-27T09:44:16.938+01:002009-07-27T09:44:16.938+01:00Dá gosto ver finalmente o futuro NRP VIANA DO CAST...Dá gosto ver finalmente o futuro NRP VIANA DO CASTELO em fase avançada de conclusão. Acompanhei os dois primeiros navios nos últimos anos, espero que a concretização do programa decorra agora sem mais atrasos... Cumprimentos e saudações por este blogue de verdadeiro "interesse público".<br /><br />LMCLuís Miguel Correiahttp://lmcshipsandthesea.blogspot.comnoreply@blogger.com