17/11/10

TESTEMUNHO HISTÓRICO DE UMA COMISSÃO EM MACAU

            Já algum tempo que pretendo introduzir neste blog artigos de outros assuntos, mas mantendo um vínculo ao assunto-base: Marinha Portuguesa.

            Deste modo, pela sua indubitável qualidade e interesse, convido os leitores a visualizar um grupo de vídeos do youtube, verdadeiro testemunho histórico de uma Comissão de Serviço em Macau, na década de 60, de um Oficial Superior da Armada.
            São da autoria do Sr. Contra-Almirante Reformado António José de Matos Nunes da Silva, nascido a 15/05/1925 (85 anos) e incorporado na Armada a 06/09/1943.

Site pessoal: http://sites.google.com/site/ajmnsilvawebsite/home

Breve apresentação do Sr. Contra-Almirante:
            "Coloquei em You Tube esta série de vídeos sobre a minha Comissão de Serviço em Macau, 1966-68, por julgar de interesse histórico o testemunho de quem viveu aquela época conturbada, mas junto dos centros de decisão, em plena Revolução Cultural na China. E que, como verão, deu contributo decisivo para a sua resolução. Pacífica. Bem diferente seria a situação actual de Macau se aquele diferendo tivesse originado acção de confronto militar, como chegou então a ser alternativa.
            Testemunho que se perderia comigo. E só o fiz recentemente porque o sigilo profissional assim me obrigava. Sigilo que nem para a família quebrei.
            Também me motivou o ler trabalhos de investigadores, bem meritórios no seu todo, mas com incorrecções históricas derivadas de depoimentos subjectivos de pessoas contemporâneas dos acontecimentos mas desconhecedoras de parte da realidade. Ou de deficiente avaliação dessas pessoas ou documentos. Fi-lo em DVD, mas as limitações de You Tube obrigaram-me a dividi-lo por vários vídeos.
            Continuo ao dispor de quem pretender algum esclarecimento sobre algo do meu depoimento.
            Ao autor deste blog, os meus agradecimentos pela amabilidade de disponibilizar mais esta via de disseminação.
"

António José de Matos Nunes da Silva
C/Alm. Ref.


            No youtube pode visualizar-se 2 DVD's, um cronológico de toda a comissão, outro dedicado só aos acontecimentos de 66/67.
LINKS:

- Introdução, comum aos 2 DVDs:
http://www.youtube.com/watch?v=tEMsxeKuWkk

3 comentários:

  1. Parabéns pela brilhante iniciativa! Admirado o seu empenho e excelente relação que tem com os muitos contactos que tem reunido.

    Espero ler futuramente mais artigos ou aceder a factos históricos deste «calibre».
    O sr. Calm foi por um ano meu Professor exactamente ante de ir para Macau, deixou saudade...

    Como conheço o destino certo de todo quanto guardei aqui por casa da minha vida na Marinha, vou envia-lhe cópia para utilizar como bem entender e convido os meus camaradas a fazer o mesmo.

    M. O. Cmg REF

    ResponderEliminar
  2. Como é bom haver sempre alguém que não deixe morrer as memórias Navais que, ao longo do serviço militar usufruiu do melhor ou pior e que as quer partilhar connosco.
    Apesar da hierarquia que muito nos distancia, Vª. Exª. merece o meu apoio ao que alio também a minha profunda admiração e estima que sempre nutri por aqueles que a merecem. Bem haja e muito obrigado, Sr. Almirante!

    Verde - Ex.Cabo Fuzileiro 8163

    ResponderEliminar
  3. Quero aqui deixar bem claro, que admiro imenso, não só o Sr Cmg REF, como também a quem dirige este espaço com tamanha dignidade e paixão, pelos assuntos que nos unem. O Sr Comandante, pôs à "nossa disposição", a sua sabedoria e o seu empenho nesta causa. Estou a iniciar, ainda como(marreta),o desenvolvimento dos 40 anos de vida, da Fragata Cte João Belo, com a bandeira Portuguesa.Nota-se, que quem dirige este espaço, é uma pessoa muito bem informada e trabalhadora. Cumprimentos a todos os filhos da escola.

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!