03/12/10

100.000 VISITAS AO BLOG BARCO À VISTA

          Foram registadas as 100.000 visitas desde 18/06/2009 no blog barco à vista, totalizando até ao momento 45 artigos publicados, 71 seguidores e 208 comentários aos artigos publicados.

          Atendendo que por diversas vezes já me questionaram de onde advém o meu interesse pela Marinha de Guerra Portuguesa, com o desiderato de satisfazer uma curiosidade perfeitamente natural por parte de várias pessoas, civis e militares com quem tenho estabelecido contacto (perfazendo já cerca de 200), nomeadamente para apoio na compilação de artigos para este blog, decidi abordar o assunto, contando a minha versão da matéria de facto.

          Parte destes apoios (sem qualquer ordem de preferência), são oriundos de Oficiais, Sargentos e Praças na situação de Activo, Reserva ou Reforma, alguns já com uma idade avançada, mas mantendo uma excelente prontidão para “acorrer” às minhas constantes solicitações de dados e/ou imagens.
          Outra parte do apoio é proveniente de concidadãos que cumpriram o SMO na Briosa (alguns como Oficiais da Reserva Naval), muitos com comissões de serviço no Ultramar em unidades navais, de Fuzileiros, de Mergulhadores ou em Comandos Navais; outros já findo o conflito, simplesmente optaram por servir a Nação neste ramo das FA’s.
          Mas o que qualifica todos que me auxiliam nesta jornada, é o especial carinho e saudade que ainda hoje nutrem pela Armada.

          Também não posso esquecer a ajuda de diversas unidades e entidades da Marinha; Organizações a ela ligadas; Associações, Delegações e Núcleos de Oficiais / Marinheiros / Fuzileiros, assim como vários sites, blogs e fóruns de temática militar.

          A consciência da vida militar sempre esteve latente desde criança na minha vida quotidiana, nomeadamente a instituição Exército, por ter ascendentes que foram militares deste ramo das FA’s e, pelas proximidades de Quartéis do domicílio familiar ou do estabelecimento de ensino.
          No entanto, consultando a família e pesquisando o respectivo baú de recordações fotográficas, conclui-se que o «bichinho» cedo mostrou tendência para as coisas do Mar, entre elas a título de exemplo:
-gosto pela prática de desportos náuticos;
- trabalho manual em serapilheira (caravela dos Descobrimentos), bordado a ponto cruz para a disciplina de Trabalhos Manuais;
- montagem de cerca de 70 kits de modelismo naval (navios de guerra modernos) na escala 1/700;
- quando oportuno, realizava visitas a Navios de Guerra nacionais destacados na Zona Marítima do Norte; assim como navios nacionais e estrangeiros atracados no Porto de Leixões, adstritos a esquadras da NATO (STANAVFORLANT);
- visita a grandes veleiros no Rio Douro em 1994 aquando da “Regata do Infante”;
- visita ao Museu da Marinha aquando de deslocações a Lisboa.


Julho de 1982: Potencial 1.º visita a um Navio de Guerra do autor, submarino da Marinha Real Britânica

          Mais recentemente fiz um breve passeio de cabotagem a bordo do Navio-Patrulha “Save” da classe “Cacine” na Região Autónoma da Madeira, a convite do Patrão-mor da Capitania do Funchal e por gentileza do Comandante do navio, durante as celebrações do Dia da Marinha, tendo sido a minha única condição colocada ao Comandante, durante o meu breve "destacamento", o favor de me aceitar às suas ordens na qualidade de Grumete mais “mareta”…


A TODOS BEM HAJAM!

6 comentários:

  1. ... não sou um leitor desde a primeira hora, nem versado nas coisas do mar. Mas é com delicia que leio o que escreve e simpatizo com a alquimia que junta texto e imagem. Depois, também, porque assim é muito "fixe" entrar nas coisas do mar :)

    RR

    ResponderEliminar
  2. Por tudo isto, Amigo Morais, eu já o considero um Filho da Escola dos quatro costados.
    Revela o Senhor mais conhecimentos sobre o historial dos navios da nossa Armada do que muitos marinheiros que conheci durante a minha vida de Marinha.
    Alguém escreveu um dia que a História de Portugal foi escrita com as quilhas dos navios, num pergaminho enrugado que é o mar.
    Pela divulgação que tem feito em prol do conhecimento daquilo que foi um dia património desta nação e do qual os homens de hoje não lhe dão o jus valor, o meu muito obrigado, e bem haja pelo seu trabalho meritório.
    Permita-me que lhe dê um abraço de alguém que navegou muito e teve a honra de ter servido a Marinha nos anos 70 quer em África quer no Continente.
    Eduardo Camilo
    ex Cabo M 196/70

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo, mais uma vez digo-lhe que devia concorrer a uns prémios da Comissão Cultural da Marinha, por feitos em prol da divulgação da Armada.

    M. O. Oficial da Armada

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rodrigues Morais, pois aí vão as minhas felicitações pelas 100.000 visitas, que o seu magnifico Blogue há pouco completou, e não é de admirar porque além do historial das muitas unidades da nossa Armada, apresenta a parte técnica, que obviamente é consultada por muitos visitantes, dos quais me incluo eu, tirando elementos para os meus trabalhos.
    Sugiro que a Armada Nacional o promova simbolicamente de Grumete mais "mareta" a "oficial", e olhe que não é pedir muito.
    Disponha sempre.
    Saudações marítimo-entusiásticas
    Rui Amaro

    ResponderEliminar
  5. Os meus parabéns , sinceros e esperando que um dia a Marinha lhe reconheça este estudo e dedicação

    ResponderEliminar
  6. os meus parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo ; sugiro uma passagem pelo site do instituto hidrografico onde poderá encontrar material/história sobre a componente de investigação da Marinha .

    bom natal e feliz continuação

    josé brito ( oficial da marinha na reserva)

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!