11/12/11

PELOTÃO ANTI-AÉREO DA CAF

          O Pelotão Anti-aéreo (PELAA) é um pelotão adstrito à estrutura operacional da Companhia de Apoio de Fogos (CAF), que configura uma unidade de apoio de combate do Batalhão Ligeiro de Desembarque (BLD) do Corpo de Fuzileiros da Marinha de Guerra Portuguesa.
          O PELAA não obstante, ainda não se encontra constituído, somente existe na documentação estruturante, sendo a defesa anti-aérea de momento efectuada por metralhadoras-pesadas BROWNING M2HB de 12,7mm (2,4 Km de alcance) ou assegurada por unidades navais ao largo da costa (peças de artilharia ou sistemas de mísseis anti-aéreos).


Metralhadora-pesada BROWNING M2HB de 12,7mm.

          Como sub-unidade da CAF, deverá ser capaz de garantir em quaisquer condições de visibilidade, a capacidade mínima de defesa anti-aérea próxima de curto alcance ao BLD, nos designados "sectores de sombra" da defesa aérea a cargo de unidades navais, dividindo-se em 02 secções:
- uma secção de radares com 02 equipas de radares;
- uma secção de mísseis anti-aéreos com 06 equipas postos de tiro.

          Futuramente o PELAA deverá ser equipado com 08 postos de tiro de mísseis anti-aéreos de curto-alcance tipo "MANPADS", que para além da função supracitada, devem garantir o respectivo apoio mútuo entre si e fornecer uma cobertura tão extensa quanto possível à área de intervenção do BLD.


O sistema portátil lança-míssil anti-aéreo de curto alcance STINGER, já utilizado pelo Exército Português, é por diversas razões um forte candidato a equipar o PELAA.

          Pese embora só se opte por iniciar a operação de desembarque anfíbio do BLD quando se detém a superioridade aérea no Teatro de Operações Anfíbio, não se deve descurar a possibilidade de as forças opositoras ainda possam dispor de alguma capacidade aérea que não tenha sido neutralizada.
          Pretende-se que o PELAA esteja integrado no sistema de defesa aérea da força anfíbia, com o objectivo de beneficiar da capacidade de aviso aéreo das unidades navais, tendo ainda como função adicional de contribuir na defesa anti-aérea próxima das unidades navais quando se encontra embarcado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!