29/01/12

COMEMORAÇÕES DO 75º ANIVERSÁRIO DA REVISTA DE MARINHA


          A Revista de Marinha foi fundada em 31 de Janeiro de 1937, sendo seu fundador e primeiro Director o jornalista Maurício de Oliveira e propriedade da Parceria A. M. Pereira Ldª, firma de editores e livreiros.

          Embora com formatos e periodicidade diferentes, a revista publicou-se ininterruptamente desde então, tornando-se assim, muito provavelmente, a revista privada mais antiga do país.

          O seu primeiro Director, Maurício de Oliveira dirigiu-a até à sua prematura morte, em 1972; após um interregno com um Director Interino, o Cte. Gabriel Lobo Fialho dirigiu-a de 1976 a 2008, ano a partir do qual o actual Director, V/Alm Alexandre da Fonseca passou exercer aquelas funções.

          A política editorial tem-se mantido estável assim como a sua independência, pois este título não pertence a nenhum grupo editorial ou empresarial, nema revista recebe subsídios estatais ou de privados. A Revista de Marinha vive dos seus leitores e assinantes, e dos seus anunciantes, tendo aprendido a gerir com parcimónia as suas receitas. Tem o seu nicho de mercado nos “assuntos do Mar”, cobrindo os temas “Marinha de Guerra”, “Pesca e Actividades Conexas”, “Marinha Mercante”, “Náutica de Recreio”, “Mergulho”, “Ambiente e Energia Marítimos”, “Ciência & Tecnologia do Mar”, “História Marítima” e “Portos e Actividades Portuárias”. Os seus cerca de oitocentos assinantes, que incluem algumas dezenas de estrangeiros, distribuem-se por todo o país, com predominância nas áreas costeiras e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

          As comemorações vão decorrer no próximo dia 31 de Janeiro, 3ª feira, nas instalações do Clube Militar Naval, na Av. Defensores de Chaves, nº 26 (ao Saldanha), em Lisboa. Terão inicio às 18h30 com a conferencia “Portugal e o Mar”, por Tiago Pitta e Cunha, a que se seguirá a entrega do prémio “Revista e Marinha” ao autor do melhor artigo publicado na revista em 2011, escolhido por um júri presidido pelo Alm. Vieira Matias. O júri deliberou atribuir o prémio ao artigo “A Nova Geopolítica do Atlântico Sul”, de que foi autor o Prof. Dr. Armando Marques Guedes. Por fim o sorteio entre os assinantes de uma viagem num navio de cruzeiros, cortesia da firma MSC – Cruzeiros, a quem muito agradecemos, e um cocktail de confraternização.

          O ingresso será por convite, existindo alguns disponíveis para os assinantes e leitores da Revista de Marinha. Serão entregues por ordem de solicitação, a formular através dos contactos t/m 919 964 738, tel 219 281 377 e e-mail revistamarinha@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!