08/04/13

ARTE MILITAR NAVAL - 01

(ACTUALIZADO)

          Seguindo uma concepção do blogue Defesa Nacional, apresentando pinturas de material militar utilizado pelas nossas Forças Armadas, decidi igualmente promover os desenhos de navios da Marinha de Guerra Portuguesa de um antigo Marinheiro da "Briosa":
          Luís Filipe Silva, 60 anos, natural de Lisboa (Bairro América), ingressou na Armada em Outubro de 1974, na Escola de Alunos Marinheiros (G1EA em Vila Franca de Xira).
          Concluída a Recruta, frequentou o ITE e o 1.º grau da especialidade de Radarista igualmente em Vila Franca. Entre 06/10/1975 e 31/01/1977 fez parte da guarnição da Corveta NRP "João Coutinho", tendo efectuado uma Comissão de Serviço de 03 meses no Arquipélago dos Açores.
          Morando em Lisboa com uma janela virada para o Rio Tejo, no tempo em que muitos navios fundeavam ao largo, ao observá-los atentamente, nutriu uma paixão por navios.
          Em 1970, com o intuito de divulgar os navios portugueses, começou a dedicar-se ao desenho manuscrito dos navios no activo e, mais tarde não havendo nenhuma publicação com os navios de propulsão mecânica da Armada, resolve começar a compilar em catálogo quase todos os navios da Armada, tendo inclusivo estendido o seu trabalho à Marinha Mercante.
          Passados 43 anos, ainda hoje continua a actualizar dentro do possível os desenhos manuscritos da sua autoria, todos eles encontram-se patentes no Fórum Defesa, vários têm sido utilizados para ilustrar artigos neste blogue e  os que retratam Navios-Hidrográficos da Marinha de Guerra Portuguesa, são utilizados na contracapa da Revista da Armada.
 Configuração das Corvetas da classe "João Coutinho" na actualidade desde 2006 e em 1975.

Artigo sobre as corvetas da classe "João Coutinho":
http://barcoavista.blogspot.pt/2009/11/corvetas-da-classe-joao-coutinho.html

3 comentários:

  1. É muito interessante o trabalho de Luís Filipe Silva que já tive oportunidade de conhecer... Parabéns pela divulgação. Nunca é demais falarmos de navios, do mar e dos entusiastas que se entregam a essa divulgação de forma tão dedicada como L F Silva.

    LMC

    ResponderEliminar
  2. Compreendo essa paixão por navios!
    Quando estava na esquadrilha, também decorei todos os nomes dos navios da marinha da altura.
    De realçar a João Coutinho, onde estive presente na 1ª comissão de mergulhadores aos Açores de 4 meses (27-12-1988 até 29-5-1989) com o Cabo US Sabino.
    Belos tempos e que saudade!
    ..e por acaso, o navio que nos foi render, e que nos cruzámos no caminho, foi este mesmo, o António Enes!

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!