23/02/14

SECÇÃO DE VIGILÂNCIA DO CAMPO DE BATALHA





















Fuzileiro com câmera térmica THALES SOPHIE

          A Secção de Vigilância do Campo de Batalha (SECVCB) é uma secção adstrita à estrutura operacional da Companhia de Apoio de Fogos (CAF), que configura uma unidade de apoio de combate do Batalhão Ligeiro de Desembarque (BLD) do Corpo de Fuzileiros da Marinha de Guerra Portuguesa.
          A SECVCB subdivide-se em 03 equipas de Vigilância de Campo de Batalha: 01 aérea e 02 terrestres, competindo-lhe detectar, localizar e informar de forma sistemática a presença de forças inimigas (pessoal, viaturas e suas actividades) na área de operações do BLD, isto é, na sua zona de intervenção.
 
























Fuzileiro com telémetro laser N/CROS MkIII

          Como Unidade de Vigilância de Campo de Batalha (recolha de informações e vigilância), é parte integrante do sistema de recolha de informação do BLD e depende operacionalmente de um Oficial de Informações.
          O seu conceito de emprego advoga que a vigilância da área de operações do BLD deve ser realizada por recurso ao emprego de meios visuais, áudio, electrónicos ou fotográficos, nomeadamente passivos (equipamentos de infravermelhos e intensificadores de imagem), com o desiderato de evitar denunciar a sua presença às forças opositoras.
 


















Imagem obtida por sistema de visão nocturna



Fuzileiro com monóculo de visualização nocturna AN/PVS-14

          Efectua a vigilância da área de operações do BLD, mesmo em condições de visibilidade e meteorológicas adversas, através da infiltração de modo dissimulado, para obter informações pormenorizadas de natureza operacional e táctico sobre o dispositivo das potenciais forças hostis.
          Dados que são transmitidos no mais curto espaço de tempo ao Elemento de Manobra (BF n.º 2), tentando tirar partido do factor surpresa, ou para executar patrulhas ou montagem de postos de observação.

























Fuzileiro com binóculos de visualização nocturna AN/PVS-23

1 comentário:

  1. Mário Manso Ex. Cabo Fuzileiro24 de fevereiro de 2014 às 11:32

    Os Fuzileiros Portugueses estão apetrechados com muitas valências que devem ser aproveitadas em prol do País e do seu Povo. Obrigado ao Amigo da Marinha e dos seus Fuzileiros, que nos traz, a cada passo, ao conhecimento de muitos, e até ao de alguns ignorantes, as nossas potencialidades.
    O Meu Abraço ao Autor
    Mário Manso

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!