24/06/15

MERGULHADORES DA ARMADA E O NAVIO DE SALVAMENTO NRP "PATRÃO LOPES"


Navio de Salvamento NRP "Patrão Lopes"

          O Navio de Salvamento NRP "Patrão Lopes", antigo Navio de Salvação Alemão "Newa" requisitado no Porto de Lisboa a 23 de Fevereiro de 1916 pelo Governo Português, de Julho de 1927 a 29 de Fevereiro de 1936 (data em que se afundou na área do Farol do Búgio e, curiosamente data bissexta em ano bissexto), empregou nas suas missões de Salvação Marítima, inclusivo na tentativa de salvamento do próprio navio, Mergulhadores da Armada.


























Mergulhadores da Armada tentam salvar o Navio de Salvamento NRP "Patrão Lopes" (Fotos cedidas pela Escola de Mergulhadores)
 
          Estes Mergulhadores era dotados de escafandros clássicos semi-autónomos de circuito aberto "SIEBE GORMAN", conhecidos na gíria naval por «Cabeçudo», para efectuar mergulho até à profundidade de 50 metros.
          Trata-se de um equipamento de mergulho constituído por:
- Capacete de bronze;
- Romeira;
- Fato impermeável em lona recauchutada revestida;
- Mangueira de ar;
- Cabo telefónico;
- 02 pesos de chumbo [peito e costas / 18 kg ao todo];
- Botas com solas de chumbo [18 kg].



















Fotos ilustrativas de um equipamento de mergulho escafandro clássico
 
          Os Mergulhadores destacados a bordo do NRP "Patrão Lopes" foram utilizados sobretudo para recuperação de material afundado, colocação de cargas explosivas (TNT e dinamite) para destruição de navios afundados em locais que constituíam perigo para a navegação, mas também em trabalhos submarinos que exigem uma posição vertical (corte, soldadura e cravação).

Principais características do navio:
- Deslocamento máximo: 1.100 toneladas
- Dimensões: 49 x 7,8 x 4,2 metros 
- Propulsão: 01 máquina a vapor Rostocker de 500hp / 2 veios
- Velocidade Máxima: 10 nós
- Guarnição: 63 militares (03 Oficiais e 60 Sargentos e Praças)
- Armamento: (inicialmente) 01 peça de 76mm, mais tarde substituída por 02 peças de 90mm.

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