15/09/16

NAVIO DE APOIO LOGÍSTICO “SÃO MIGUEL” / 2.ª PARTE

A 1.ª GUARNIÇÃO DO NAVIO

1985
 
PRIMEIROS DIAS A BORDO:

          A guarnição do navio nos seus primeiros dias era somente constituída por 09 militares: Comandante (CFR), Imediato (Cten), Engenheiro EMQ (1.º Ten), Mestre (2.º SARG), 02 Sargentos e 01 Praça de máquinas e 02 Praças de manobra, padecendo da falta de energia, água e defensas que prejudicavam as condições de vida a bordo, sendo de salientar que o 1.º Ten EMQ fez parte das três guarnições do navio.
          A 11 de Novembro de 1985 decorre a apresentação da guarnição ao Cte. e, a 13 do mesmo mês é iniciada a descarbonização do gerador que se encontrava inoperacional. A 23 de Janeiro de 1986 é pintado o nome do navio e a 17 de Fevereiro o Cte. toma Posse do Comando do navio na tolda.

O navio com o nome atribuído (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
          Com o escopo de colmatar os problemas o Comandante todos os dias deslocava-se até Unidades, Departamentos e Serviços, procurando obter apoio para a recuperação do navio, alcançando reduzidos empréstimos junto de camaradas, a título particular ou mesmo de modo clandestino.
          De salientar a título de curiosidade, que com o desiderato de encontrar uma solução para o problema da falta de defensas, o Mestre após solicitação do Comandante para resolução do dilema, adquiriu por sua iniciativa e custo (100$ Escudos) um enorme pneu de camião numa Bomba de Gasolina, que muito contribuiu para a moral da pequena guarnição, juntamente com recepção de energia de terra.
          Entretanto melhorou-se o aparelho dos paus de carga e os circuitos hidráulicos, conseguindo-se que os paus aceitassem alguma carga mas sem confiança devido aos derrames do óleo e à degradação do material.
          Mais tarde, foram trazidas para bordo pelo Comandante, Mestre e 02 Marinheiros duas grandes defensas constituídas por um tronco ferrado com dois pneus e amarretas de suspensão, recuperadas de um monte de material diverso e abandonado no cais, substituindo a defensa do Mestre que entretanto foi guardada no Porão (n.º 3) do Comandante.

PRIMEIRA SAÍDA EXPERIMENTAL:

          A 12 de Março de 1986 decorre o 1º almoço a bordo (caldo verde e bacalhau cozido), a meio da tarde do dia seguinte, ainda com as cores da CNN (à excepção da chaminé), zarpou para a sua 1.º saída experimental no Mar, navegando para Sul a caminho do Porto de Portimão.

O "São Miguel" ainda com as cores da CNN (Foto cedida por Luís Miguel Correia)

          De realçar que:
- No dia anterior teve um problema com a máquina em frente à Torre de Belém, optando por fundear no Dafundo, onde recebeu peças do Arsenal do Alfeite para proceder à recuperação do material avariado;
- A guarnição (28 militares) ainda não tinha efectuado nenhum treino de carga, exercícios, nem tinha formação de estiva e transporte;
- O Oficial (CFR) destacado para exercer o Comando do navio não estava habilitado com o Curso de Comandante do CITAN;
- Em termos de autonomia estava abastecido para 08 dias (diesel / nafta / água doce / alimentos), o remanescente (luvas de cabedal, capotes, tintas, papel higiénico, tintas, lanternas, binóculos, defensas, etc) foi cedido a título de empréstimo por camaradas de Corvetas, Fragatas e unidades terrestres a pedido do Comandante, Oficiais e Sargentos do “São Miguel”, em virtude da anterior tripulação civil do “Cabo Verde” ter removido tudo, tendo inclusivo desmantelado o quadro de manobra da máquina e retirado os manuais do navio, deixando somente alguns manuscritos em sueco, sem esquemas ou figuras;
- Na noite do dia 13 de Março de 1986, quando navegava na Latitude de Sines teve uma avaria no gerador ficando sem energia, existindo uma única lanterna a bordo, guardada na Ponte de Comando;
- Somente tinha a chaminé do navio pintada com a cor cinzenta da Armada (devido a não haver tinta para mais), contrastando com as restantes cores do navio utilizadas pela antiga CNN, ficando só mais tarde completamente pintado com as cores da Armada na Ilha de São Vicente - Cabo Verde, onde se procedeu à pintura de parte dos paus de carga e Pau Real;

O "São Miguel" ainda com os paus de carga e pau real pintados com as cores da CNN (Foto cedida pelo SIRP do GABCEMA)
 
- Atracou no Porto de Portimão no dia 19 de Março de 1986, sem auxílio de rebocador, rodando no Rio Arade frente ao cais, tendo-se registado na leitura do tubo da sonda esta “veio molhada” com água doce, devido à parte superior do tanque da aguada estar enfraquecida e ter furado.
          Durante esta 1.º saída experimental, o navio atracou no cais do PANTROIA no dia 13 de Março e, no dia seguinte facultou boleia até Lagos - Algarve a um 1Ten FZ da Reserva Naval que frequentava o último ano do 5.º COF a decorrer na Escola Naval, que se encontrava de momento destacado no PANTROIA como Observador num exercício do então BRD - Batalhão Reforçado de Desembarque.
          Chegado a destino, fundeou ao largo de Lagos e no âmbito do espírito do "botão de âncora" e dos necessários testes a efectuar ao material a bordo, a baleeira motorizada foi arriada para transportar o Oficial Subalterno FZ uniformizado a rigor (Boina azul-ferrete dos FZ's, fato de camuflado, bota de combate e mochila militar às costas) até ao cais da cidade por forma a reunir-se à sua família que se encontrava de férias na localidade.
          No que concerne a combustíveis, o navio tinha capacidade para 347,7 toneladas, utilizando nafta para navegação corrida e sem alterações sensíveis de velocidade, atingindo 14,5 nós de velocidade máxima e 12 nós em velocidade de cruzeiro; utilizando diesel podia alterar a velocidade e fazer manobras diversas, atingindo 12 nós de velocidade máxima e 11 nós em velocidade de cruzeiro.

1986

          Em Abril de 1986, atracou pela 1.ª vez no Porto de Leixões (Doca n.º 1), ainda durante o mesmo ano efectuou diversas missões de transporte.
          Em Maio participa no "Dia da Marinha" na Madeira transportando diverso material da Marinha e do Exército Português:
- Equipamento de comunicações, viaturas militares [viaturas ligeiras todo-o-terreno, viaturas blindadas e obuses de artilharia], material de guerra;



Jipe todo-o-terreno do Exército Português (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
Viatura blindada de transporte de tropas M-113 do Exército Português (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
Obus de artilharia "Oto Melara" de 105mm do Exército Português (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)

- Material do Instituto de Socorros a Náufragos, da Cruz Vermelha Portuguesa e da UCCLA;
- Produtos alimentares, carga congelada, material diverso de apoio às populações;
- Um cavalo de um Major de Cavalaria do Exército Português de Lisboa para o Funchal, num contentor de madeira em Maio de 1986;
- Uma viatura pesada com contentor itinerante de divulgação da Marinha.

Viatura pesada com contentor itinerante a ser preparada para ser carregada a bordo do navio (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
          Entre 16 e 28 de Junho de 1986, realiza a sua primeira Missão Logística à Ilha da Madeira apoiando Forças Armadas.
          Destaque para 02 lançamentos ao mar de munições obsoletas em Julho de 1986, uma das tarefas para o qual o navio foi destacado pela Armada após aumento ao efectivo, atendendo ao Plano de Forças da Marinha.
          Na 1.ª vez, entre os dias 11 e 13 de Julho de 1986, após ter carregado no Cais do Portinho da Costa 966 toneladas de munições:
- 100 toneladas oriundas da Armada, sendo que 12 toneladas eram material diverso;
- 866 toneladas provenientes da Região Militar de Lisboa (Quartel de Beirolas do Exército Português) compreendendo munições inertes de 75mm de Carros de Combate, granadas de mão, espoletas, munições contendo fósforo e torpedos bengalórios;

Camiões DAF do Exército Português a aguardar a estiva das munições obsoletas transportadas (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
- No lote de munições do Exército Português, estavam também incluídas munições da PSP, GNR, Guarda Fiscal e INDEP;
- O lote do Exército Português foi transportado em comboios de camiões Mercedes e DAF, sendo sempre escoltados durante todo o trajecto, com trânsito condicionado, atravessando a Ponte 25 de Abril entre as 02 e 04 horas da manhã; posteriormente enquanto aguardavam a sua vez de descarregar, estacionados na berma da estrada de acesso ao Cais do Portinho da Costa, eram regularmente regados por viaturas auto-tanques do Exército Português, com o desiderato de evitar explosões por aquecimento térmico;

Camiões do Exército aguardar ordem para entrar no Cais do Portinho da Costa (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
- Durante toda a missão, a guarnição do navio teve ajuda para a faina do lançamento ao mar de 12 Soldados e dum Aspirante como Oficial de ligação do Exército Português;

Militares do Exército Português apoiar na estiva das munições obsoletas (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa) 

- Na fase propriamente de lançamento ao mar das munições, executada de forma manual, verificou-se a ocorrência de alguns rebentamentos submarinos;

Lançamento manual ao mar de munições obsoletas (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
- Apesar de uma Corveta ter sido destacada pelo Comando Naval do Continente para escoltar e prestar apoio ao “São Miguel”, durante o período de lançamento das munições ao mar, nunca chegou a desamarrar do Porto de Leixões, tendo sido notória a sua falta por razões de segurança, atendendo à presença na área de navios de pesca (arrastões) japoneses e de um navio fábrica russo;
- Finda a missão o Comando do Quartel de Beirolas do Exército Português ofereceu ao navio 02 morteiros de 81 mm, colocados na Câmara de Oficiais.
          Na 2.ª vez, efectuou o lançamento ao mar de cerca de 700 toneladas munições obsoletas.


Lançamento ao mar com recurso a pau de carga de munições obsoletas (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa) 

          Entre 21 e 28 de Julho de 1986, participou no Exercício “ALBATROZ 86” na Costa Alentejana, integrado numa Task-Force sob comando do Navio-Reabastecedor A5206 “S. Gabriel”, transportando Fuzileiros que efectuaram um desembarque na Praia do Pinheiro da Cruz e, contribuiu para a avaliação da capacidade dos meios logísticos de apoio a execução de exercícios / operações anfíbias.






































Fuzileiros a efectuar exercícios físicos a bordo do "São Miguel" (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
1987

          De 27 de Março a Junho de 1987, o navio esteve pela primeira vez em docagem e fabricos na Setenave - Setúbal e, em Agosto do mesmo ano é editado a pagela de apresentação do navio pelo EMA para oferecer aos visitantes a bordo.

O navio em fabricos na Setenave (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 




























O Brasão de Armas do "São Miguel" (Imagem cedida por Cte. Brito Subtil)
 
          A 09 de Junho de 1987 apresenta-se ao serviço o Oficial Subalterno 2Ten Médico Naval, no mesmo mês apresenta-se também o Oficial Subalterno da Administração Naval (Chefe do Serviço de Abastecimento). É de realçar que 2Ten Médico Naval, além de assegurar o Serviço de Saúde a bordo, contribuiu com os seus conhecimentos de electrotécnia e de informática, orientando a instalação do sistema de vídeo (cedido pela Corveta “Jacinto Cândido”) e TV (03 televisões a preto e branco, retiradas das Corvetas) instaladas respectivamente na Câmara dos Oficiais, Câmara dos Sargentos e Refeitório das Praças.
          Previamente à partida para a missão de Ajuda Humanitária a Moçambique elaborou no seu computador (ZX SPECTRUM) um programa de estabilidade, com dados facultados pelo Comandante, Imediato, Engenheiro e responsáveis por espaços do navio, sendo de salientar que finda a missão o programa foi cedido ao Comando Naval do Continente, tendo sido melhorado e aplicado às Corvetas.
          Aquando da já citada missão a Moçambique realizou também um filme, onde constam registados os momentos mais gratificantes para a guarnição, tendo sido facultada uma cópia ao Estado-Maior da Armada.

MISSÃO DE AJUDA HUMANITÁRIA A MOÇAMBIQUE:

          Entre 31 de Agosto e 20 de Dezembro de 1987, realizar uma missão de Ajuda Humanitária a Moçambique, com a duração de 111 dias, 1.900 horas de navegação e percorrendo 22 mil milhas, transportando 3.500 toneladas de alimentos, roupa, medicamentos, material escolar, livros, material hospitalar e sementes seleccionadas oferecido pelo Governo Português, Câmara Municipal de Lisboa e Ordem Soberana de Malta.
 
Fase de carregamento de sacos a granel de leite em pó a bordo dos porões do "São Miguel" (1.ª Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa, 2.ª foto por Cte. Brito Subtil)
 
Fase de carregamento de carne de porco a bordo dos porões do "São Miguel" (1.ª Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa, 2.ª foto por Cte. Brito Subtil)
 
          O material começou a ser transportado da Doca da Marinha para o navio a 14 de Agosto, por pessoal do Exército Português sob orientação do então Imediato, tendo a particularidade de o transporte do material até ao cais e da sua estiva a bordo foi braçal.
          O navio zarpou desconhecendo os locais onde a mesma iria ser descarregada, em virtude do plano de descarga só ser decidido aquando da chegada a Maputo, após o governo moçambicano conhecer o conteúdo da oferta e porque além dos Portos de Maputo, Beira e Nacala também incluiria alguns núcleos populacionais ao longo da costa ainda não referenciados.
          Nesta viagem escalou respectivamente o Porto de Lisboa e a 12 de Setembro o Porto MOTBAY (Military Ocean Terminal Bayonne Newark) de New Jersey - EUA, para carregar os porões; realizou escalas técnicas em Horta - Açores, Fortaleza - Brasil e Cape Town e Durban - África do Sul, seguindo aposteriori directamente para Moçambique.

Foto registada por aeronave da Força Aérea da África do Sul (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
          A título de curiosidade, aquando da escala do Porto MOTBAY, a 05 milhas antes de «entrar na rotunda» de “Ambrose Light” o navio contactou via rádio com a Unidade Naval da Guarda Costeira Norte-americana destacada para dar as boas-vindas e escoltar até ao local de atracação, a determinado momento solicitaram que o “S. Miguel” ligasse as luzes do navio dado não o identificarem.
          A situação ocorreu devido ao facto do navio não apresentar a silhueta tradicional de um navio de guerra e, ainda manter pintada a faixa vermelha fosforescente sobre as janelas da ponte a toda a sua largura (esta sinalética é obrigatória somente nos navios da navegação mercante que navegue nos EUA), faixa que só foi retirada aquando da Docagem e Revisão Intermédia, na doca de Rocha de Conde d’ Óbidos, entre finais de 1988 e 26 de Junho de 1989.
          A 27 de Setembro de 1987, decorre a tradição da Briosa “Festa dos Reis dos Mares” com o respectivo julgamento durante a passagem da linha.

Festa dos Reis dos Mares (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)

          Atraca em Moçambique a 28 de Outubro, sendo o 1.º Navio de Guerra da Armada a fazê-lo depois da independência, onde procedeu à descarga em vários locais da costa, utilizando nos que apresentavam mais difícil acesso, 04 lanchas anfíbias LARC-5 guar­necidas por 05 Fuzileiros da UAMA, que transportava a bordo.

"Foto de família" da guarnição do navio com a equipa de 05 Fuzileiros para a missão a Moçambique (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
          De salientar que as LARC-5 chegaram à Doca da Marinha navegando pelos próprios meios, sendo içados para bordo mediante os paus de carga, sendo colocados no convés a vante da meia-nau do navio, mais tarde após reunião com o Imediato e com o Engenheiro foi decidido que no Porto da cidade da Horta procederia à mudança das viaturas para o porão, onde também se verificou o lastro do tanque 3C e atestou-se com 70 toneladas de gasóleo o navio.

O "São Miguel" atracado no Porto da cidade da Horta (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
          Em Moçambique as LARC-5 foram carregadas e arriadas no mar junto à costa, próximo do local indicado pelo Governo Moçambicano, procedendo à entrega do material e permitindo a distribuição directamente às populações que devido a guerra refugiaram-se ao longo da costa, em locais que lhe proporcionavam segurança, algum bem-estar e subsistência, mas isolados e sem acessos rodoviários.
          Durante a estadia do navio em Moçambique, a guarnição teve a oportunidade de visitar alguns locais em Maputo e, o Serviço de Saúde prestou assistência médica e medicamentosa a elementos civis e militares moçambicanos, mas de forma discreta atendendo que não fazia parte dos planos da missão, ao ponto de ter esgotado o material clínico disponível em menos de 03 semanas, dado que as consultas ocorriam de manhã até à noite.

Elementos da guarnição após uma visita a um museu em Maputo (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)
 
          Na viagem de regresso a Portugal, atracou em Ana Chaves - São Tomé e Príncipe, descarregando cimento e material escolar, facultado pela Câmara Municipal de Lisboa, ao abrigo de acordos de cooperação estabelecidos na União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas, fazendo de seguida uma escala técnica em S. Vicente - Cabo Verde.

Fundeado e amarrado de popa a 100 metros da costa de S. Tomé e Príncipe (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)

1988
 
PROJECTO DE TRANSFORMAÇÃO DO NAVIO:

          Em 1988, o Gabinete de Estudos da Direcção-Geral do Material Naval efectuou um projecto que previa o procedimento de fabricos e transformações no navio, a realizar no Arsenal do Alfeite, com o desiderato de dotá-lo também com as seguintes capacidade de transporte logístico:
- Alojamento extra para 120 pessoas / ou uma Força de Fuzileiros de escalão Companhia;
- Transporte de um núcleo de Estado-Maior para operações navais e/ou anfíbias;
- Convés de voo à popa para 01 helicóptero ligeiro;
- Centro clínico com sala de operações.
          Não obstante, o custo destes trabalhos e a idade do navio determinaram o abandono do projecto e, face à sua curta expectativa de vida operacional, voltou a realizar transportes logísticos no designado «Triângulo Estratégico» de Portugal Continental para os Açores e a Madeira.
          Curiosamente, tal projecto não previa a reformulação do sistema de cargas e descargas, nem do sistema de abertura e fecho de três porões, ambos obsoletos.
          Entre os dias 08 e 26 de Março de 1988, realizou uma Missão de Apoio Logístico a Unidades militares Forças Armadas sediadas na Madeira e Açores, transportando carga, viaturas e pessoal, escalando Funchal, Horta, Praia da Vitória e Ponta Delgada.
 
O "São Miguel" atracado no Porto do Funchal - Madeira (Foto cedida por Cte. Oliveira e Costa)

3 comentários:

  1. E assim continua, em excelente singradura, o nosso "Barco À Vista"!

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  2. Parabens pelo trabalho e ...boas memórias, meu velho companheiro de camarote na "velhinha"fragata Corte Real, a quem por distracção sempre me "roubavas" a camisa pendurada do beliche no quarto das 04-08

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  3. Parabéns mais uma vez pelo excelente contributo que o "Barco à Vista" tem vindo a dar, de modo continuado, à história recente da nossa Marinha.

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Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!