01/04/17

KITS NOGUEIRA PINTO ESTÃO DE VOLTA … E COM NOVIDADES!

           No âmbito da redacção de um livro sobre as viaturas anfíbias dos Fuzileiros (LVT-4 / Chaimite / LARC-V), “odisseia” já com alguns anos…, fui sendo presenteado com diversos assuntos que me despertaram interesse por estarem relacionados com as viaturas em apreço.
           Acrescido do propósito de que o livro sirva também de apoio a projectos de modelismo, principalmente aguçando a imaginação para a construção de dioramas, aconselhei-me com amigos modelistas.
           Foi assim que mediante o meu amigo modelista Eng. Álvaro de Melo (antigo Oficial Subalterno Fuzileiro Naval da Reserva Marítima de 1968) que tive conhecimento que no final da década de 90 existiu um kit na escala 1/35 de fabrico nacional e edição particular da Chaimite V-200 4x4 da BRAVIA pela NP MODELS.
           Tive o prazer de observar detalhadamente um Kit deste montado por este modelista, durante uma Exposição de Modelismo (I MODELFUZOS) que decorreu durante o "Dia do Fuzileiro 2015" na Escola de Fuzileiros. Exposição coordenada pelo CCF, Comando da EFZ’s e pela Associação de FZ’s, contando com um inestimável contributo e apoio organizacional da Associação de Modelismo de Almada.
           No caso tratava-se de uma versão apetrechada de um ligeiro “scratchbuilding”, representando a famosa Chaimite V-200 4x4 AP-19-34 “ARMADA 90” dos Fuzileiros, cuja principal alteração ao modelo original consistia na instalação dos tubos de LFG de 90mm na torre.

Chaimite V-200 AP-19-34 dos Fuzileiros (kit da NP Models montado por Eng. Álvaro de Melo). 

           Desde então, tenho mantido contacto com o autor deste kit de resina - o Major Nogueira Pinto, modelista e Oficial do Serviço de Material do Exército Português.
           O Major Nogueira Pinto, não foge à regra e, tal como muitos modelistas por todo o mundo começou a dedicar-se apaixonadamente ao modelismo na adolescência, no seu caso mais concretamente aos 13 anos de idade.
           Principiou-se com a construção de aeronaves de asa fixa na escala 1/72, nomeadamente das marcas Airfix e Matchbox, mais tarde debruçou-se sobre as viaturas da 2.ª Guerra Mundial da escala 1/76 da marca Hazegawa, por último, já nos inícios dos anos 80 começou a montar modelos à escala 1/35 da Tamiya, Italeri e outras marcas.
           Foi exactamente neste período que de forma germinada evolucionou para uma dedicação especial ao tema “Exército Português”, montando, na medida do possível, modelos existentes nas marcas de kits que permitissem replicar os meios utilizados neste ramo das FA’s Portuguesas.
           Posteriormente, já no final dos anos 90, optou por testar as suas habilidades modelísticas e construir por sua conta alguns kits de modelismo em resina, recorrendo a moldes de silicone, em virtude de não se encontrem disponíveis no mercado e por inerência adaptar para representar viaturas das FA’s Portuguesas.
           A título de exemplo é sobejamente conhecido entre os modelistas que não existe um kit da Chaimite V-200 4x4 de fabrico nacional da BRAVIA, obrigando a um verdadeiro e complexo trabalho de “scratchbuilding” para conceber uma destas viaturas utilizando por regra um kit de uma viatura V-100, V-150 ou M706. 
           É neste berço de empreendedorismo que nasce a NP MODELS, estreando-se com um kit na escala 1/35 da VBTP - Viatura Blindada de Transporte de Pessoal sobre rodas Chaimite V-200 4x4, fabricando cerca de 30 exemplares que rapidamente esgotou, sendo adquirida entre amigos modelistas para as suas colecções particulares.
           Mais recentemente, na mesma escala, produziu uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal sobre rodas de fabrico francês, tendo a particularidade de apenas ter sido adquirido por Portugal num total de 28 exemplares - a TP 14 Panhard ETT 8x8.
           Actualmente está a ultimar os trabalhos de montagem em kit relacionados com a Viatura Auto-Tanque de água de fabrico Norte-americano Kelly Springfield K-50 de 1915, adquirida pelo Exército Português em 1916 e, utilizado pelo CEP - Corpo Expedicionário Português a partir de 1917 na sua participação da 1.ª Grande Guerra (1914 - 1918).
           Os kits da Chaimite e da Panhard são dotados de um folheto de instrução de montagem e formados por uma peça base - o casco e várias peças acessórias, as respectivas torres tem a mais-valia de permitirem o modelista optar por manter a escotilha aberta ou fechada.
           Por sua vez, o kit da Kelly Springfield permite o modelista optar por recurso ao “scratchbuilding” a nível do chassis montar noutras versões (não incluídas):
- Transporte de carga com capota;
- Corpo de Marinheiros da Marinha Portuguesa apetrechado com uma metralhadora-ligeira do tipo Hotchkiss Modelo 1900;
- Auto-bomba tanque de água do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
           Estes 03 kits estarão brevemente disponíveis para venda, mediante encomenda directamente ao seu fabricante – ModelismoNP: modelismonp@gmail.com
           Na senda de continuar a pautar-se pela originalidade, futuramente outros modelos de kits de meios utilizados pelas FA’s Portuguesas serão publicitados, de momento encontram-se num estágio de experiência.

4 comentários:

  1. Caro Dr Rodrigues Morais
    Vejo com admiração e consideração que o seu interesse e estudo cada vez mais se amplia, começando a cobrir novas áreas de interesse.
    Os meus mais sinceros parabens e desejo de poder continuar a usufruir dos seus trabalhos e pesquisas.
    Com os meus cumprimentos e um abraço
    MMPinto

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela iniciativa Morais, sempre na vanguarda da promoção de assuntos que digam de alguma maneira respeita a Marinha e aos seus Fuzileiros. Envio igualmente votos de sucesso ao camarada do Exército nesta jornada do modelismo. Matos Silveira

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente "Post" com que o autor do "Barco àvista" nos presenteia.
    Um Bem haja ao RM.

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!