22/05/10

PETIÇÃO ONLINE: "SALVEM O MUSEU DA MARINHA"

PETIÇÃO ONLINE: "SALVEM O MUSEU DA MARINHA"

PETIÇÃO ONLINE

          A passagem do espólio do Museu de Marinha português para o novo Museu da Viagem ou qualquer outro museu, como proposto pelo Ministério da Cultura, significará a morte do Museu de Marinha criado pelo Rei D.Luís. Este é um dos mais prestigiados museus do mundo na sua área, que conta com algumas colecções únicas - entre elas, a maior colecção de astrolábios do mundo nas mãos de uma entidade pública e uma das mais extraordinárias colecções de modelos de navios em todo o mundo.

          Ao longo das últimas décadas, todos os directores do Museu de Marinha batalharam para preservar e alargar o espólio do museu contra todas as dificuldades financeiras que podemos imaginar, incluindo a inércia inerente às instituições do Estado e que atingem a maior parte dos museus em Portugal.

          O Governo vem agora dizer que quer investir num novo museu à custa do Museu de Marinha.

          Ajude a salvar este Museu único com mais de 150 anos e assine esta petição.

Obrigado

Os signatários

PETIÇÃO ONLINE

07/05/10

A BOINA DOS FUZILEIROS

(ACTUALIZADO)


          A famosa Boina de Fuzileiro "azul ferrete" a que apenas tinham direito os Oficiais do Quadro Permanente ou Oficiais Fuzileiros da Reserva Naval, Sargentos e Praças com o curso de Fuzileiros Especiais, obtido na Escola de Fuzileiros desde de 1961, remonta ao tempo da chegada, após formação no Reino Unido, dos 4 primeiros instrutores (um 2º Tenente da classe de Marinha e três Marinheiros da classe Monitores de Educação Física a Portugal.


Os 4 primeiros Fuzileiros com a Boina Verde dos "Royal Marines Comandos" (Foto original cedida por Cte. Pascoal Rodrigues)


Boina e distintivo dos "Royal Marines Comandos" do SAJ FZE Mário Claudino, cedido pela sua esposa à Sala-Museu do Fuzileiro

          Optou-se por adoptar a partir de Janeiro de 1961, uma boina de cor "azul ferrete" com a âncora da Armada, em virtude de que as Tropas Pára-quedistas já utilizar a Boina Verde desde 9 de Julho de 1955, determinado por despacho do então Ministro da Defesa Nacional (legalizada a 1 de Janeiro de 1956), cor esta também usada pelos "Royal Marines Comandos" como símbolo de Forças de Élite.


Boina de Fuzileiro Especial

          A Boina assume para o Fuzileiro um significado de orgulho, honra e prestígio na Força Militar em que presta ou já prestou serviço activo, as duas fitas pretas da Boina, significam entrada e saída do quartel, ou seja o Bom dia e a Boa tarde, assim como o luto e respeito pelos camaradas mortos da unidade.
          Na sequência da Revolução do 25 de Abril de 1974, a boina deixou de ser da exclusividade dos Fuzileiros Especiais, sendo extensiva a todos os militares do Corpo de Fuzileiros, com o intuito de eliminar uma indesejável diferenciação entre «Fuzileiros Especiais» e «Fuzileiros Navais» que contribuia para a quebra de coesão na unidade.


Actual Boina de Fuzileiro

          O "ganhar a Boina" por parte dos instruendos do Batalhão de Instrução da Escola de Fuzileiros, é desde 1961 o culminar do respectivo Curso Básico de Fuzileiro, actualmente com 15 módulos e a duração de 9 meses.
          É também o reconhecimento da aptidão do militar por parte da instituição que ministra o curso e restantes camaradas d'armas, assim como funciona como factor de união, conjuntamente com o Hino dos Fuzileiros e a Sala-Museu do Fuzileiro, entre as diversas gerações de Fuzileiros.


O garbo do desfile de um Pelotão de elementos da Associação de Fuzileiros, sob o comando do SMOR FZE José Talhadas, precedidos do SMOR FZE José Coisinhas na qualidade de Porta-Estandarte da entidade (Foto cedida por SAJ Afonso Brandão / FZE e Mergulhador-Sapador)

          De salientar que a partir de Fevereiro de 1986, o distintivo foi substituído pelo modelo actualmente em vigor, observando o disposto no Despacho CEMA n.º 10/86 de 4 de Fevereiro, sendo que o 1SARG FZC João Manuel da Fonseca colaborou a convite do então Comandante da CF n.º 21 do BF n.º 2, na qualidade de artista plástico, na co-autoria do desenho.


Desenho do projecto do actual distintivo, da co-autoria do 1SARG FZC João Manuel da Fonseca (Imagem cedida pelo artista em apreço)


Actual Distintivo de Fuzileiro em vigor
 

Poema de Mário Manso dedicado a Boina dos Fuzileiros

Artigos do Tcor Miguel Machado:
- Jornal Exército / Junho 2003;
- Revista Boina Verde n.º 155 de Dezembro de 1990