19/08/09

LANCHAS DE FISCALIZAÇÃO RÁPIDA CLASSE "CENTAURO"


Lancha de Fiscalização Rápida "ORION"

TIPO DE NAVIO:
Lancha de fiscalização rápida

PERFIL:


DESLOCAMENTO:
94 toneladas

DIMENSÕES:
28 x 5,9 x 2,8 metros

PROPULSÃO:
2 motores a diesel CUMMINS KTA 50 M2 - 3.600cv
2 hélices

ENERGIA:
2 geradores diesel-eléctricos CUMMINS de 380kVA
1 alternador Leroy Sommer LSAM de 75kVA

COMBUSTÍVEL:
15 m³

VELOCIDADE MÁXIMA:
26 nós (48 km)

AUTONOMIA:
1.350 milhas a 15 nós
640 milhas a 20 nós

GUARNIÇÃO:
Oficiais: 1 (Sob o comando de um oficial subalterno)
Sargentos: 1
Praças: 6
Total: 8

RADAR:
Navegação - FURUNO FR-1411 Mk3

COMUNICAÇÕES:
- Transreceptor VHF SAILOR RT-2048;
- Transreceptores HF Skanti TRP-7207;
- Transreceptor UHF XD-412;
- Radiogoniómetro VHF TAIYO TD-L5000;
- Radiogoniómetro MF/HF TAIYO TD-C338 MKII;
- VHF Portátil Navico Axis 150;
- VHF DSC SAILOR RM2042;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens) VENGTOR SP2/4;
- 1 Projector de Sinais Pesch-Seematz HGS

EQUIPAMENTO:
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- Terminal SIFICAP;
- Anemómetro;
- Agulha magnética;
- Odómetro electromagnético;
- Sonda ultrasónica Elac LAZ 5000;
- 2 Balsas salva-vidas;
- 1 Lancha semi-rígida AVON SR;
- Sistema GPS;
- Agulha giroscópica;
- Ómega diferencial;
- Barógrafo;
- Barómetro;
- Motobomba Godiva GD200;
- Tanque de 5m³ para águas residuais;
- Girobússola LITTON-SPERRY Mk37 VT;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Receptor DGPS LEICA MX412 B

SISTEMAS DE ARMAS:
1 Peça OERLIKON de 20mm/65 (2 Km de alcance)
2 Metralhadoras-ligeiras HK-21 de 7,62mm

DESIGNAÇÃO NATO:
PB

INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
LENTAURO
LORION
LEGASO
LAGITARIO

ENDEREÇO RADIOTELEGRÁFICO:
CTIQ
CTIS
CTIT
CTIU

NÚMERO DE AMURA:
P1155
P1156
P1157
P1158

BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa

NOME:
N.R.P. Centauro
N.R.P. Orion
N.R.P. Pégaso
N.R.P. Sagitário

ANO DE CONSTRUÇÃO:
2000
2001
2000
2001

EMPREGO OPERACIONAL:
- SAR;
- Presença Naval;
- Serviço público;
- Patrulha costeira;
- Controlo da poluição na costa;
- Combate ao narcotráfico;
- Fiscalização da Pesca até cerca de 50 milhas da costa;
- Fiscalização dos esquemas de separação de tráfego marítimo;
- Participação em exercícios simulando unidades tipo FPB;
- Escolta a navios combatentes em àguas restritas;
- Segurança de navios estrangeiros de visita a portos nacionais.

NOTAS:
• A aquisição pelo Estado Português destas lanchas inseriu-se no âmbito mais alargado do Programa de Expansão, Integração e Consolidação dos Sistemas de Fiscalização e Controlo da Actividade da Pesca, cujo financiamento foi em 50% pela União Europeia.
• Foram projectadas para ter uma vida útil de 20 anos pelos Estaleiros do Arsenal do Alfeite e construídas em conjunto com os os Estaleiros Navais de Mondego, que receberam a subcontratação dos cascos.
• A estrutura é baseada na classe "Argos", sendo uma evolução tecnológica, nomeadamente com uma motorização diferente com comando mecânico, mais fiável que o electrónico utilizado pelos motores MTU, a vante da ponte têm um varandim (inexistente na classe "Argos"), e tem um tanque de 5 m³ para águas residuais.
• O casco é totalmente construído em alumínio naval, tem cerca de mais 1 metro de comprimento, o suficiente para o interior ser mais funcional e ter um comportamento hidrodinâmico melhorado, além de ser mais leve e resistente à corrosão e a vantagem de redução de custos de manutenção ao longo do ciclo de vida do navio.
• A operação de largar e recolher a embarcação semi-rígida é feita por alagamento de um pequeno poço a popa, em que um mecanismo hidráulico comanda a porta do poço e o berço da embarcação.
• Têm capacidade de navegar a toda a velocidade com condições de mau estado de mar "Força 3" e de realizar a operação de recolha da lancha semi-rígida a 10 nós.
• Estão providas com um sistema automático de detecção de incêndios e alagamentos localizado numa central Algorex na Ponte de Comando e com sensores montados em diversos compartimentos e porões, enquanto na classe "Argos" está confinado à Casa das Máquinas.
• Têm capacidade de alojamento adicional para mais 1 oficial, 1 sargento e 2 praças.
• Em Julho de 2001, a "Orion" participou na «Operação Sunrise» incluída na série de exercícios de intercâmbio militar "JCET" entre Portugal (DAE / DMS nº2) e EUA (Det1/2ndBtl/19th SOF), a nível de Operações de Forças Especiais Navais que decorreram na Península de Tróia.
• Em 2002, a "Centauro" participou no exercício "INSTREX", integrada na força opositora.
• Em 2003, a "Sagitário" e respectiva semi-rígida participaram no exercício "INSTREX" na qual simularam ataques terroristas levados a cabo por embarcações.
• Em 2004, a "Orion" participou no exercício "INSTREX", simulando uma embarcação suspeita na posse de forças terroristas.
• Em Março de 2006, a "Centauro" foi palco dos primeiro testes do sistema de aterragem no mar, do projecto "UAV Ligeiro de Aplicação Naval".
• Em Março de 2006, a "Sagitário" passou a ser a primeira unidade naval da Marinha de Guerra Portuguesa a ser comandado por um oficial mulher.
• Em Maio de 2006, a "Centauro" participou no exercício "SWORDFISH", como força opositora.
• Em Maio de 2006, a "Pégaso" serviu de plataforma de abordagem para uma simulação do DAE, no Dia da Marinha.
• Em Junho de 2007, a "Centauro" ao efectuar fiscalização da actividade de Pesca no Arquipélago das Berlengas, sofreu três pequenos rombos no casco circunscritos a uma área máxima de 13 x 5 cm, quando perseguia uma embarcação em presumível infracção.
• Em Novembro de 2008, a "Sagitário" participou no exercício de combate à poluição do mar "AUSTRAL", lançando cerca de 400 kg de pipocas, simulando o poluente, ao largo do Algarve.
• Em Maio de 2009, a "Centauro" serviu de plataforma de abordagem para uma simulação do DAE, no Dia da Marinha.


Abordagem do DAE

• Em Julho de 2009, a "Centauro" transportou o Presidente da República do cais de Setúbal até ao Ponto de Apoio Naval de Tróia, para assistir à demonstração relativa ao exercício de Segurança Energética.

PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• Em Junho de 2003, a "Orion" esteve envolvida nas operações de combate à poluição no mar, resultantes do afundamento do navio porta-contentores "Nautila", transportando para o local os Mergulhadores Sapadores e respectivo material.
• Em Setembro de 2003, a "Sagitário" participou na localização de um avião (Beechcraft 200) que se despenhou ao largo do Caniçal, na Madeira.
• Em Junho de 2009, a "Sagitário" numa acção de fiscalização no âmbito da Operação "FRONTEX", interceptou um veleiro com 5 toneladas de haxixe, a 10 milhas a Sul de Armação de Pêra.
• Em Janeiro de 2011, a "Orion" no âmbito das suas missões de escolta a navios combatentes em àguas restritas e segurança de navios estrangeiros de visita a portos nacionais, acompanhou o Porta-aviões da Marinha dos EUA "Enterprise".


Lancha de Fiscalização Rápida "Orion" escoltando o Porta-Aviões "Enterprise" (Foto de Luís Miguel Correia)

3 comentários:

  1. Antes de mais os meus parabéns por este blog! A qualidade e a quantidade da informação aqui disponível é muito boa.

    Tive a oportunidade de fazer o meu baptismo de mar a bordo da lancha NRP Pégaso este ano no dia da Marinha em Aveiro e foi uma experiência muito boa.

    Deixo aqui algumas fotos desse dia:
    http://www.flickr.com/photos/tiagoneves

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  2. Deixo o pedido aos leitores deste excelente blogue que indiquem entidades que promovam sites/blogues como este, de modo a premiar o autor pela quantidade em qualidade de informação.

    Um abraço a todos

    Eduardo Paiva
    ex-Marinheiro 1967-1989

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  3. BARCOS Á VISTA – um excelente e muito pormenorizado blogue sobre as unidades da Marinha de Guerra Portuguesa, não faltando o mínimo detalhe, o qual deveria ser premiado por instituições ligadas à “Marinha” ou aos “Assuntos do Mar”.
    Parabéns e continue a deliciar-nos com novas postagens.
    Saudações marítimo-entusiásticas
    Rui Amaro (Blogues Navios à Vista e O Piloto Pratico do Douro e Leixões).

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