12/12/12

LEITURAS À VISTA - 01

      Iniciando uma nova rubrica, passo a apresentar-vos as “LEITURAS À VISTA”, consistindo na recomendação da leitura de livros sobre temas relacionados com a Marinha Portuguesa e as suas unidades.
 
          Nesta 1.ª “LEITURA À VISTA”, recomendo o livro: "Fuzileiros - Força de Elite", da Clássica Editora, redigido por Ilídio Neves Luís, José Manuel Parreira e Mário Henriques Manso.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
          «A presente obra representa um contributo sério e profundamente sentido para trazer à luz do dia a notável acção dos Fuzileiros durante a Guerra Colonial em que Portugal esteve envolvido.
          São relatos de quem viveu intensamente a guerra integrando uma força especial de elite, trilhando os caminhos mais inóspitos em circunstâncias tão penosas quanto adversas.
          Os autores vivenciaram episódios fantásticos nas antecâmaras da morte, sentindo as indescritíveis sensações da dor física e psicológica, cheiraram o bafiento odor da mata e da bolanha, viram camaradas seus despedaçados e o sangue fumegante a jorrar do seu próprio corpo.
          Jovens oriundos de aldeias de um país obscuro e subdesenvolvido são atirados para a frente de combate numa guerra cruel e fratricida cujas razões e motivos muitos ignoravam.
          Neste livro encontramos bem patentes o heroísmo e a enorme capacidade de dádiva da juventude, imbuída num espírito de corpo, de que os Fuzileiros são um dos máximos expoentes, referencial por excelência de todos os jovens que um dia sonharam servir a Pátria neste corpo de elite da Marinha e das Forças Armadas Portuguesas».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!