18/01/15

PELOTÃO DE GUERRA ELECTRÓNICA DOS FUZILEIROS

           O Pelotão de Guerra Electrónica (PELGE) é um Pelotão que configura uma unidade de apoio de combate do Batalhão Ligeiro de Desembarque (BLD) do Corpo de Fuzileiros da Marinha de Guerra Portuguesa.
           O PELGE integra o sistema de informações do BLD e é constituído por 02 secções: uma de medidas electrónicas de suporte ("Electronic Support Measures" - ESM), com 03 equipas de ESM e outra de contramedidas electrónicas ("Electronic Counter-Measures"), com 03 equipas de ECM.
           Depende operacionalmente do Oficial de comunicações e guerra electrónica do Estado-Maior do BLD, sendo o PELGE chefiado por um Sargento e cada uma das suas secções é chefiada por um Sargento, toda a guarnição é composta por Fuzileiros especializados em comunicações, com aperfeiçoamento em guerra electrónica.

















Tenda de campanha com estação fixa de Guerra Electrónica 
 
- O equipamento da secção ESM permite detectar, localizar, monitorizar, identificar e gravar as emissões electromágneticas de forças hostis situadas na zona de intervenção do BLD, mediante exploração do espectro electromagnético na área de comunicações, contribuindo para a avaliação da ameaça e da situação táctica, sendo por conseguinte, uma mais-valia no apoio ao processo de tomada de decisão do Comandante do BLD;
- O equipamento da secção ECM permite empastelar (“jamming”), decepcionar ou neutralizar electronicamente as emissões electromágneticas dos sistemas de comunicações (transmissão/recepção) e de informação de forças opositoras, com o desiderato de deteriorar a sua capacidade de Comando e Controlo (C2).

























Antena de Guerra Electrónica
 
           A capacidade dos equipamentos da secção ECM, possibilita inclusivo efectuar "jammer" sobre potenciais Engenhos Explosivos Improvisados (IEEI) ou Convencionais Terrestres (IEEC/T) detonáveis por rádio-controlo (RCIED’s), isto é, por recurso à emissão de um sinal electromagnético de maior potência que a faixa de frequência que está a ser utilizada por equipamentos de rádio-controlo, inibindo a sua utilização (transmissão/recepção) e consequente detonação.
           A detecção, localização, empastelamento, decepção ou neutralização na área de equipamentos não-comunicações por regra é incumbido a meios navais, ou através da integração de uma sub-unidade não orgânica no BLD, nomeadamente oriunda do Serviço (Arma) de Transmissões do Exército.

























Man-pack de Guerra Electrónica
 
           Tendo em linha de conta que o PELGE trata-se de uma Força-Tarefa ligeira, os seus equipamentos são caracterizados pelo baixo consumo energético e facilidade de operação, transporte, assim como de interligar com o Posto de Comando do BLD (transferência automática de dados).
           De salientar que a antena de guerra electrónica e respectiva consola podem ser montadas numa viatura, operando como estação semi-portátil, ou instaladas numa tenda de campanha operando como estação fixa, existe ainda estações portáteis "man-pack" que quando trabalham em conjunto com a guarnição da antena de guerra electrónica, podem ser empregues no método de triangulação para localizar uma estação emissora inimiga.















Viatura Táctica Especial de Guerra Electrónica / estação semi-portátil LAND ROVER DEFENDER

3 comentários:

  1. Desconhecia esta valência nos fuzileiros, tenho dito aos meus camaradas de Marinha que muita sorte têm vocês marinheiros e fuzileiros em ter um Amigo que tanto vos promove. Quem nos dera ter no Exército um bloguista como este, estimem-no bem que cidadãos assim dedicados pelas nossas bandas são poucos! Só mesmo pelos países anglo-saxónicos e afins.
    Forte abraço e continue, Diogo Duarte

    ResponderEliminar
  2. Pois é! Eu serei um dos muitos milhares que não tinham conhecimento desta valência. Mas deste Amigo da nossa Marinha, tudo se pode esperar, em termos, de ficarmos a conhecer, com outra abrangência, as capacidades da nossa Armada. Quantos não foram já reconhecidos - medalhados pela Marinha - que outros valores mais, é necessário trazer ao nosso conhecimento, pelo administrador do blogue Barco à Vista, para que se lhe atribua alguma gratidão! Mais uma vez um abraço de parabéns.

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!