07/05/15

HISTÓRIA À VISTA - 39

          HISTÓRIA À VISTA N.º 39, da autoria do SAJ REF de Manobra Bernardino da Silva Torres (248650) de 86 anos, então conhecido por Cabo Silva, Patrão de uma LDP 107 em Santo António do Zaire - Angola.
          Tenho muitas recordações da Marinha de Guerra Portuguesa, boas e menos boas, destas últimas, por exemplo a comandar uma LPD - Lancha de Desembarque Pequena em Santo António do Zaire - Angola.
          Na tarde de 26 de Maio de 1973 deram-me conhecimento que um bote pneumático, com quatro Fuzileiros (um Primeiro-Sargento e três Praças) em que viajavam voltou-se e estes ficaram à deriva devido às grandes vagas alterosas e de muita corrente no rio Zaire, arrastou-os para o mar.
          Assim que tive conhecimento do caso dei ordens a um dos motoristas para colocar a lancha a trabalhar, saí a toda a força com as duas Praças da guarnição em direcção à boca da barra, com a ajuda dos binóculos vi um dos Fuzileiros na crista da vaga alterosa com o calção na mão a pedir socorro, olhei para o céu, pedi a Deus coragem, sai a barra com ondas alterosas e vento forte a 10 milhas da costa.
          A muito custo apanhei um a um os quatro Fuzileiros que se encontravam distantes uns dos outros, também consegui apanhar ainda o bote pneumático com motor fora de bordo e, o armamento que os Fuzileiros tinham amarrado ao referido bote.
          Já de noite e graças à minha calma debaixo de grande ondulação consegui regressar, apesar das lanchas LPD’s serem muito frágeis, mas Deus esteve do meu lado. Quando cheguei ao quartel era já meia-noite, estava todo molhado, mas alegre por ter salvado estes camaradas militares de uma morte certa.
          Gostava que se algum camarada ou até dos que salvei ler esta mensagem, que entre em contacto comigo: Sou o SAJ REF de Manobra Bernardino da Silva Torres (248650), então conhecido em Santo António do Zaire - Angola 1973 por Cabo Silva, resido em Águeda, o meu e-mail é Bernardino.torres@sapo.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!