12/02/15

ARTE MILITAR NAVAL - 07

          Regressando à resenha "Arte Militar Naval", escolhi para este artigo sobre os desenhos manuscritos de Luís Filipe Silva, os veteranos Navios-Patrulha da classe "Cacine", navios de construção nacional em que centenas de militares da Marinha Portuguesa  serviram e tão bem conhecem, assim como muitos homens do Mar.
          46 anos depois do primeiro a entrar ao serviço (dando nome a classe) e, uma vez que se aproxima o abate ao efectivo da Armada dos três restantes navios da classe, seria de equacionar o projecto do GAMMA - Grupo de Amigos do Museu de Marinha que visa musealizar um exemplar.  










Configuração original dos Navios-Patrulha da classe "Cacine" (NRP "Cacine" na imagem)











Configuração final dos Navios-Patrulha da classe "Cacine" (NRP "Save" na imagem)

Artigo sobre NAVIOS-PATRULHA DA CLASSE "CACINE":
http://barcoavista.blogspot.pt/2009/06/navios-patrulha-da-classe-cacine.html

3 comentários:

  1. Camarada gostaria de saber mais informações sobre esse projecto, pois estive quase sempre embarcado em navios desta classe e por isso gostava de saber como participar.´

    Miguel Sobral

    ResponderEliminar
  2. Caros senhores, sou José Silva Barreiro fui Cabo Manobra em vários navios da marinha fiz algumas NATO, nestes estive só no NRP Cacine e Mandovi, tendo sido o meu primeiro navio e daí o que mais me está no coração, assim gostava de deixar aqui a minha sincera opinião.
    Há já a uns bons anos que se falou-se muito de mandar abater estes velhinhos patrulhas, pouco antes de ouvir-se sequer falar nestes patrulhas dos ENVC. Estive a uns dias num almoço de camaradas da guarnição de uma corveta e ouvi dizer que os que restam vão ser afundados como fizeram a uns aqui no Algarve, é verdade??.
    Pois bem, como o Cacine que é além do mais antigo, deu o nome a classe e o mais emblemático, acho que deviam poupa-lo a tal coisa e levar adiante esta ideia de mete-lo como peça de museu! Seja a seco como a fragata e submarino em Cacilhas ou num berçário em terra junto ao Museu da Armada.
    O navio não é assim tão grande, nem é propriamente um barquinho, já tem uma certa tonelagem mas é como dizem, por lá passou muito marujo de alcaxa, sargentos e oficias, o meu então Cmdt que Deus o tenha foi a almirante e sei que outros Cmdtes de Cacines também! Deviam ter uma palavra a dizer, pois devem ter tido aqui o seu primeiro comando de navio e o seu coração falará mais alto...
    Estou certo que um navio destes, de fabrico nacional no Museu da Armada onde se pudesse até andar dentro dele cativa mais visitantes e rapaziada para abraçar a carreira da Marinha, vendo fotos de missões no ultramar, no continente e Madeira, filmes interativos montados na ponte e outros compartimentos, existe uma infinidade de opções a fazer.
    Eu ainda tenho casa em Almada e teria todo o gosto e gratuitamente fazer de guia a visitas ao navio e digo com toda a certeza que muitos camaradas que como eu passaram pelos navios e na Escola de Alunos Marinheiros fazem o mesmo, a gente mobiliza-se e assina auto de responsabilidade.
    Escrevo isto de coração e com saudades, tenho netos rapazes e raparigas quase em idade militar que de tantas histórias deste avô, a terminar o liceu que desde de miúdos sonham em ir para a Marinha, sabem o que é sentir esse orgulho!?
    Gostava de um dia verem o seu avô novamente ao leme do seu Cacine, levando visitantes ao encontro do que é ser Marinheiro da Armada num navio português!

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!