02/04/15

HISTÓRIA À VISTA - 38

          HISTÓRIA À VISTA N.º 38, da autoria do SAJ REF de Manobra Bernardino da Silva Torres (248650) de 86 anos, então conhecido por Cabo Silva, primeiro Patrão da LDM 404 “CHIPA”.
          Em Outubro de 1964 fui destacado pelo Comando para a guerra de Moçambique e nomeado como Patrão da Lancha de Desembarque Média LDM 404 para o Lago de Niassa, faziam parte da guarnição desta lancha 01 Cabo, 02 Condutores de Máquinas, 01 Marinheiro Artilheiro e 01 Marinheiro Telegrafista.
         A lancha e a guarnição embarcaram no navio-mercante misto “Beira”, misto porque era de carga e passageiros, ao fim de 28 dias de navegação chegou-se a Lourenço Marques onde desembarcou a guarnição e a referida lancha LDM 404.
         Aqui embarcaram várias entidades para apreciarem a lancha a navegar por vários sítios da Baía de Lourenço Marques, daqui foi a reboque de uma Fragata com destino ao Chinde, depois foi rebocada de novo para a ilha de Moçambique e no Lumbo embarcou com a sua guarnição numa plataforma de comboio que ao longo do percurso demorou a chegar ao Catur 20 dias.
          Ao longo da linha havia várias pontes e como a lancha era mais larga que as referidas, tinha-se que fazer manobras por forma a pô-la mais alta para atravessar as referidas pontes. Durante o percurso foi acompanhada por um Pelotão de soldados para a sua segurança.
          Depois de chegar ao Catur, onde acabava a linha férrea, foi colocada em cima de um camião, no seu percurso em duas curvas muito fechadas a lancha e o camião viraram-se, com muitos sacrifícios foi colocada de modo a prosseguir a sua viagem.
          Ao longo do caminho rebentaram minas que fizeram com que a lancha não prosseguisse, mas com todas as dificuldades lá conseguimos chegar ao Lago Niassa. Foi lançada à água e prossegui a sua viagem até Metangula onde estava o Comando de Defesa Marítima dos Portos do Lago Niassa.
          Ao longo de meses transportou-se Fuzileiros, Companhias do Exército e foram feitas várias missões ao longo da costa do Lago Niassa, por vezes faziam-se com grandes dificuldades pelo motivo de se formarem altas vagas de 4 e 5 metros de altura.
          Mais tarde a lancha LDM 404 foi transformada em lancha de carga, sendo pintada de verde, foi colocada uma cobertura no poço para transporte de gasóleo. A sua guarnição passou de militar para civil, trabalhando para a firma SONAREP, de onde este combustível era transportado do Malawi.
          A guarnição tinha cédulas marítimas, a 1ª viagem de Metangula foi realizada às 10 horas da noite, chegou-se ao destino no Malawi a 01 hora da tarde, logo a chegada estavam muitas pessoas a sua espera, incluindo autoridades fiscais que a revistaram.

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