11/08/15

MERGULHADORES DA ARMADA NO SÉCULO XIX

          Em 1892, o Cte. da Canhoeira "Douro" - Cten António José Machado em missão em Angola, para verificar uma anomalia que o leme do navio aparentava ter e que impedia por vezes a máquina de arrancar a ré, desenvolveu um equipamento de mergulho improvisado similar a um escafandro, por forma a permitir ter uma melhor ideia do problema.
          Este dispositivo consistia num barril de quinto ao alto, sem tampa superior e com um lastro de grelhas de modo a manter a mantê-lo submerso, na boca do barril foi adaptada uma manga de lona, com arcos para manter a forma e com dois braços igualmente de lona.
          O operador ia no interior do barril com os braços enfiados nas mangas, sendo arriado por um aparelho montado na carangueja da mezena e tinha um estropo passado ao barril, em operação o topo da lona mantinha-se sempre acima do nível das águas do mar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desenho ilustrado do escafandro improvisado
 
          Pelo ano de 1898, a Armada é dotada de um reduzido número de Mergulhadores, tratando-se de uma unidade sem carácter de força de combate, a sua instrução é ministrada na Escola Prática de Torpedos e Electricidade, instalada em 1902 em Vale do Zebro e sob dependência da Direcção de Material de Guerra da Marinha, funcionando neste local até ao ano de 1924, data em que a Escola é extinta e substituída pela Brigada de Mecânicos da Armada.
          A 28 de Dezembro de 1899 surge o 1.º documento legal relacionado com a actividade de Mergulhadores em Portugal, o Diploma Real promulgado pelo Rei D. Carlos I "O Diplomata" que cria o Regulamento da Escola e Serviço de Torpedos.
          Regulamento que estabelece no Curso de Torpedeiro 11 classes (disciplinas), sendo que a 8.ª versa sobre "Natação e Mergulhador", onde é administrada a instrução e utilização de Mergulhadores, tendo por principal desiderato a utilização dos mesmos no socorro de náufragos e salvação marítima.

3 comentários:

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!