06/07/09

NAVIO-REABASTECEDOR "BÉRRIO"

(ACTUALIZADO)

Navio-Reabastecedor "BÉRRIO"

TIPO DE NAVIO:
Reabastecedor ligeiro

PERFIL:


DESLOCAMENTO:
11.552 toneladas

DIMENSÕES:
140,6 x 19,2 x 7,3 metros

PROPULSÃO:
2 motores a diesel SEMT-Pielstick 16 PA4 185 - 15.360cv

1 propulsor de manobra à proa de 500cv
1 hélice de passo variável

ENERGIA:
7 geradores diesel-eléctricos VOLVO PENTA de 360kVA

COMBUSTÍVEL:
123 toneladas

VELOCIDADE MÁXIMA:
19 nós (35 km)


AUTONOMIA:
15.000 milhas a 15 nós

GUARNIÇÃO:
Oficiais: 9 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 13
Praças: 49
Total: 71 (20 femininos)

HELICÓPTEROS:
Convés na popa para 1 helicóptero

RADAR:
Navegação - KELVIN HUGHES 1007, banda I (37 Km de alcance)

COMUNICAÇÕES:
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);

- Comunicações por satélite INMARSAT B;
- Radiogoniómetros VHF / HF / MF;
- 5 Projectores de sinais

EQUIPAMENTOS:
- Sonda ultrassónica SEACHART III;
- Sistema GPS MX200;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- 2 Embarcações Mk9;
- 1 Lancha semi-rígida;
- 1 Bote pneumático ZEBRO III;
- Receptor DGPS;
- Odómetro electromagnético;
- Girobússola;
- Anemómetro;
- Agulha magnética;
- Agulha giroscópica;
- Barógrafo;
- Barómetro;
- 2 canhões de água;
- 3 Paus de carga;
- 2 Gruas hidraúlicas;
- 1 Grua hidráulica telescópica HIAB 60 SEACRANE de 3,5 toneladas;
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX

CAPACIDADE DE CARGA:
- 6.600 toneladas de diesel (F76);
- 460 toneladas de combustível de helicópteros (F44);
- 325 toneladas de água;
- 120 toneladas de sólidos;
- 25 toneladas de munições;
- 10 toneladas de óleo lubrificante

SISTEMA DE CONTRAMEDIDAS ANTI-MISSÍL:
2 x 6 tubos lançadores de chaff/flare VICKERS CORVUS


SISTEMA DE CONTRAMEDIDAS ANTI-TORPEDO:
2 Roncador GRASEBY 182 rebocados

SISTEMAS DE ARMAS:
2 Peças OERLINKON Mk7 de 20mm/65 (2 Km de alcance)

DESIGNAÇÃO NATO:
AO


INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
TANBERRIO


ENDEREÇO RADIOTELEGRÁFICO:
CTEA


NÚMERO DE AMURA:
A5210


BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa

NOME:
N.R.P. Bérrio

ANO DE CONSTRUÇÃO:
1970 / 1993

EMPREGO OPERACIONAL:
- Apoio logístico à esquadra;
- Apoio a operações SAR;
- Presença Naval;
- Apoio e participação em exercícios e operações navais

NOTAS:
• Foi construído nos Estaleiros "Swan Hunter" em Hebburnon-Tyne (Inglaterra), integrou a «Royal Fleet Auxiliary» com o nome "BLUE ROVER", e serviu como navio de apoio logístico aos navios de guerra da «Royal Navy», no conflito das Ilhas Falklands/Malvinas em 1982.


"Bérrio" integrado na «Royal Fleet Auxiliary» ainda como BLUE ROVER, servindo como navio de apoio logístico no conflito das Ilhas Falklands/Malvinas em 1982

• Curiosamente foi um dos navios da «Royal Fleet Auxiliary» arrolado para o embargo naval ao porto marítimo da Beira (Moçambique), decretado pela ONU em 1966-1979, para impedir o fornecimento de petróleo a Rodésia (Zimbabwé) na sequência da sua declaração de independência unilateral.
• Ainda ao serviço da «Royal Fleet Auxiliary» foi remotorizado em 1973 e modernizado em 1991, adquirido em 1993 por cerca de 1 milhão de Contos substituiu o reabastecedor "S. Gabriel", abatido do serviço efectivo devido a problemas graves na propulsão a vapor, cuja reparação não seria viável.
• Dispõe de um convés na popa e equipamento de reabastecimento para helicópteros.


Convés de voo na popa

• Esta apetrechado com um casco simples, 6 estações de transferência de sólidos, 6 estações de transferência de líquidos e 1 elevador junto ao convés da popa com acesso aos porões de armazenagem, de forma a permitir o abastecimento de navios utilizando helicópteros (VERTREP).


Helicóptero a efectuar reabastecimento vertical (VERTREP) por carga suspensa

• Com o objectivo de cumprir as directivas comunitárias no que concerne ao ambiente por parte das unidades navais, apesar de o "Bérrio" estar somente dotado de um casco simples, com o desiderato de contrabalançar a inexistência do casco duplo, opta-se por utilizar única e exclusivamente o porão de armazenagem central para efeitos de transporte de combustível.
• Esta optimizado para abastecer de líquidos três navios em simultâneo, sendo que duas estações localizam-se em cada costado, e a terceira estação na popa, mais adequada para o reabastecimento de submarinos, cada uma tem capacidade de transferência de 500 toneladas/hora.
• Tem capacidade para transportar viaturas, inclusive blindados ligeiros e um pequeno contingente de militares.
• Em Outubro de 1995, realizou-se a bordo uma meia maratona (21.097,5m), participando 19 elementos da guarnição.
• Em 2001, durante a participação no exercício "SWORDFISH" teve a bordo um simulador de guerra electrónica da NATO para a realização de exercícios avançados de guerra electrónica.
• Em 2003, durante o exercício "NEOTAPON" foi empregue na condução de operações de reabastecimento, após um longo período de reparação.
• Em Abril de 2005, participou no exercício de contra proliferação de Armas de Destruição Maciça "NINFA 2005", simulando um navio suspeito.
• Em Setembro de 2006, no decurso do exercício "INSTREX" simulou um navio mercante sequestrado por emigrantes clandestinos, sendo posteriormente alvo de assalto de uma secção do PELBOARD.



Assalto da secção do PELBOARD

• Em Novembro de 2005, participou no exercício "LUSIADA", apoiando o COMFRI no trânsito para a área de exercício.
• Em Novembro de 2006, participou no exercício "LUSIADA" no âmbito da preparação das Forças Armadas para cenários de resposta a crises.
• Em Abril de 2009, realizou pela 1.ª vez uma viagem de instrução com 45 cadetes da Escola Naval, para a qual sofreu uma extensa transformação numa área de 120 m² para efeitos de acomodação, durante o estágio participou no exercício da Marinha Francesa "EUROPEAN CADET TRAINING 09", realizando séries de ASW, AAW, ASUW, MCM, BOARDING e guerra assimétrica.
• Em Julho de 2009, participou numa demonstração relativa ao exercício de Segurança Energética organizado para o Presidente da República, simulando um navio tomado por piratas e posteriormente assaltado pelo PELBOARD por recurso a "fast-rope" de um Lynx.
• Em Outubro de 2009, participou no exercício de combate à poluição "ESPADARTE 2009", simulando o navio-tanque da Shell sinistrado, na costa Oeste ao largo de Sines.
• Tem sido modernizado de forma a permitir prolongar a sua vida útil até 2012, que deveria ter terminado em 2004, a Marinha de Guerra Portuguesa pretende obter um novo reabastecedor de esquadra até 2016.
• Participa também nos exercícios nacionais: AÇOR, CONTEX, PHIBEX e ZARCO.
• Para além de Portugal a classe "ROVER", também é operada pelas Marinhas de Guerra da Inglaterra e Indonésia.

PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• Em 1991, durante a Guerra do Golfo foi atribuído a «Operação Gramby» por 6 meses.
• Em 1995, participou na «Operação Sharp-Guard» da UEO/NATO no Mar Adriático, prestando apoio aos navios que efectuavam vigilância marítima.
• Em 1995/96, forneceu apoio logístico ao Contingente Português da «IFOR» na Bósnia.
• Em Junho de 1998, integrou na «Operação Crocodilo», transportando uma equipa médica-cirúrgica (1 cirurgião, 1 anestesista, 3 enfermeiros e 2 auxiliares socorristas), uma secção de Mergulhadores Sapadores, uma secção de morteiros, uma secção de apoio de serviços do Corpo de Fuzileiros e prestou apoio logístico aos navios da Armada envolvidos na evacuação de civis e militares nacionais do conflito da Guiné-Bissau, inclusivamente reabasteceu a Fragata "Drogu" da Marinha de Guerra Francesa.
• Em Setembro de 2005, devido a actividade sismológica registada nos Açores, foi destacado para o arquipélago, para um eventual auxílio às populações, transportando uma equipa de 60 Fuzileiros, 1 médico e 1 enfermeiro do Centro de Medicina Naval, assim como um carregamento extra de medicamentos e material de apoio de campanha.

2 comentários:

  1. Mais uma vez os meus parabéns!

    Todos os seus novos post's demonstram estar sempre actualizado.

    Continue camarada!

    Alberto Santos SAJ REF

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  2. Excelente artigo!

    Vou, tal como lhe pedi, publicar alguma da informação no meu blog. Mais uma vez os meus parabéns!

    Cumprimentos!

    http://www.roda-do-leme.blogspot.com

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Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!