21/06/09

LANCHA DE FISCALIZAÇÃO "RIO MINHO"

(ACTUALIZADO)

Lancha de Fiscalização Fluvial "RIO MINHO"

TIPO DE NAVIO:
Lancha de fiscalização fluvial

PERFIL:

DESLOCAMENTO:
70 toneladas

DIMENSÕES:
22,4 x 6 x 0,77 metros

PROPULSÃO:
2 hidrojactos omni-direcionais SCHOTTEL accionados por 2 motores a diesel KHD DEUTZ - 244cv

VELOCIDADE MÁXIMA:
10 nós (18 km)

AUTONOMIA:
800 milhas a 9,5 nós

GUARNIÇÃO:
Oficiais: 1 (Sob o comando de um oficial subalterno)
Sargentos: 1
Praças: 6
Total: 8

RADAR:
Navegação - FURUNO FR-1505 DA, BANDA I

COMUNICAÇÕES:
- Transreceptor VHF/FM SAILOR RT2048;
- Transreceptor HF HARRIS RF2301;
- Transreceptor VHF/FM 425;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- 1 Projector de sinais

EQUIPAMENTO:
- 1 Bote pneumático ZEBRO II;
- 1 Pau de carga;
- 1 Balsa salva-vidas;
- Sonda de navegação SEAFARER V;
- Agulha magnética;
- Anemómetro;
- Odómetro YOKOGAWA Novi III;
- Receptor DGPS

SISTEMAS DE ARMAS:
1 Metralhadoras-ligeiras HK-21 de 7,62mm

DESIGNAÇÃO NATO:
PBR

INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
LIOMINHO

ENDEREÇO RADIOTELEGRÁFICO:
CTIG

NÚMERO DE AMURA:
P370

BASE DE APOIO:
Caminha

NOME:
N.R.P. Rio Minho

ANO DE CONSTRUÇÃO:
1991

ÁREA DE OPERAÇÕES:
Rio Minho

EMPREGO OPERACIONAL:
- SAR;
- Presença Naval;
- Serviço público;
- Patrulha fluvial;
- Controlo da poluição no rio;
- Combate ao narcotráfico;
- Fiscalização de pesca, caça e embarcações de recreio.

NOTAS:
• Foi construída nos Estaleiros do Arsenal do Alfeite, é a única da classe e foi especialmente concebida para a missão de patrulhar a fronteira fluvial do Rio Minho, a jusante de Valença, e ocasionalmente por curtos períodos, a área costeira adjacente à foz do Rio Minho.
• O casco e a superestrutura foram construído em aço, possuí um reduzido calado especialmente concebido para as águas fluviais pouco profundas, assim pelo mesmo motivo não possui hélices nem lemes, sendo a sua propulsão e manobras asseguradas por dois jactos de água omni-direcionais.
• Ao nível dos interiores as acomodações para a guarnição são espaçosas, sendo de salientar que o oficial e o sargento têm camarote privativo.
• Está preparada para navegar com dois compartimentos contíguos alagados.
• É o único navio da Marinha de Guerra Portuguesa que se encontra permanente com missão atribuída, dado encontrar-se sempre fora da Base Naval do Alfeite, assim como também é o único que realiza a fiscalização da caça, integrando uma equipa constituída por um Guarda Florestal, um Agente da Polícia Marítima e um Militar do "Rio Minho", que utilizam a embarcação pneumática para fiscalização das ilhas e margens do TIRM.
• Exerce durante a época balnear, a fiscalização das embarcações de recreio como por exemplo: lanchas, motas de água e ski-aquático, devido ao espaço restrito que o rio proporciona e ao grande afluxo das embarcações de recreio, sendo o principal objectivo a vigilância para controlo de regras e de segurança.

• Em Outubro de 2002, a Marinha equacionou retirar o navio da patrulha da fronteira fluvial do Rio Minho por considerar desnecessário, no âmbito das alterações do dispositivo de fiscalização e face a presença de meios da Polícia Marítima.
• No dia da Marinha em 2004, serviu de plataforma de abordagem para uma simulação do DAE.

PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• Em 2002, esteve envolvida nas operações de combate à poluição no mar, resultantes do afundamento do petroleiro "Prestige" colocando barreiras de protecção.
• Em 2006, em colaboração com o Instituto Hidrográfico participou na campanha ECOIS I, realizando observações hidro-sedimento-dinâmicas no Estuário do rio Minho.
• Em 2007, em colaboração com o Instituto Hidrográfico participou na campanha ECOIS II servindo de plataforma de apoio aos trabalhos para a realização de estudos e levantamentos hidrográficos.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!

    Devia ser agraciado por esta iniciativa, pois existe muita coisa na net, mas como este nunca vi...

    Conheço este navio muito bem, já embarquei nele algumas vezes, é um pequeno grande navio da Armada!

    P. C. Agente da Polícia Marítima

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  2. Sobre este navio, gostava de relevar o sentimento que provocou nas populações ribeirnhas, do lado nacional, quando, em Outubro de 1991, chegou à sua base permanente, em Caminha...
    Diziam então, com orgulho, os portugueses:
    "Finalmenmte, a nossa fragata é maior que a dos espanhóis!!!"
    Parabéns pelo blogue!
    JRP

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  3. Fernando Ribeiro e Castro20 de abril de 2010 às 23:12

    Parabéns pelo blog. Permita-me uma correcção: o casco é em aço. Fui o autor do projecto, no Arsenal do Alfeite.

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  4. De Fernando Ribeiro e Castro

    Desculpem nova correcção. A superstrutura também é em aço.

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  5. Estive envolvido na construção deste navio como caldeireiro de tubos ( OCT) Arsenal do Alfeite

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