Navio de Treino no Mar "CREOULA"
TIPO DE NAVIO:
Lugre de quatro mastros
PERFIL:
Lugre de quatro mastros
PERFIL:
DESLOCAMENTO:
1.300 toneladas
DIMENSÕES:
67,4 x 9,9 x 4,7 metros
ALTURA DO MASTRO:
36 metros
PROPULSÃO:
Eólica
1 motores a diesel MTU Friedrichshafen, 8 cilindros 500cv
1 hélice
COMBUSTÍVEL:
60 toneladas
VELOCIDADE MÁXIMA:
10,5 nós (19 km)
AUTONOMIA:
5.450 milhas a 7,5 nós
GUARNIÇÃO:
Oficiais: 6 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 6
Praças: 26
Instruendos: 51
Director de Treino: 1
Total: 90
RADAR:
Navegação - KELVIN HUGHES KH MANTA 2000, banda I (37 Km de alcance)
COMUNICAÇÕES:
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- Radiogoniómetros TAYO VHF / HF / MF
EQUIPAMENTO:
- Motor para manobra do ferro e das velas;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Porão calafetado;
- Aguada: 146 toneladas;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- Estação para tratamento de esgotos;
- 8 Balsas salva-vidas;
- 2 Botes pneumáticos ZEBRO III;
- 1 Lancha semi-rígida;
- Área vélica: 1.244 m²;
- Casco de aço;
- Sistema GPS;
- Receptor DGPS;
- Odómetro electromagnéticos;
- Girobússola;
- Anemómetro;
- Agulha magnética;
- Agulha giroscópica;
- Ómega diferencial;
- Barógrafo;
- Barómetro
DESIGNAÇÃO NATO:
AXS
INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
CREOULA
INDICATIVO RADIOTELEGRÁFICO:
CTEL
NÚMERO DE AMURA:
UAM 201
BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa
NOME:
NTM Creoula
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1937 / 1987
NOTAS:
• Foi construído nos Estaleiros da CUF - Companhia União Fabril (actual Lisnave), para a Parceria Geral de Pescarias em 1937, em tempo recorde de 62 dias úteis.
• Foi adquirido por 9.000 Contos pela Secretaria de Estado das Pescas em 1979 com o objectivo inicial de o transformar em Navio-Museu da Pesca ao Bacalhau, sendo posteriormente transferido para a Marinha de Guerra Portuguesa ao abrigo do Decreto-lei nº138/87 de 20 de Março.
• Foi entregue à Marinha de Guerra Portuguesa em 01 /06 / 1987, que após fabricos de adaptação e modernização, apetrechou-o e vocacionou para a formação de jovens dos 14 aos 25 anos de ambos os sexos, a fim de lhes proporcionar e pôr em prática conhecimentos náuticos, especialmente nas áreas de navegação e marinharia, e no qual desempenham todas as tarefas da vida de bordo, desde as de adjunto do Oficial de quarto, até às inevitáveis limpezas diárias e trabalhos de cozinha.
• Destaque para a proa reforçada em aço de qualidade para quebrar o gelo, dado que outrora era um Navio de Pesca ao Bacalhau e navegava nos mares gelados da Gronelândia, Nova Escócia e Terra Nova.
• Enquanto bacalhoeiro efectuou 37 campanhas de pesca até 1973, trazendo para Portugal cerca de 26 mil toneladas de bacalhau fresco, e navegou o equivalente a mais de 10 viagens à volta do mundo.
• O interior do navio é revestido a madeira de boa qualidade e o seu casco pintado de branco, a fim de permitir uma melhor percepção no nevoeiro dos mares gelados.
• As velas feitas de "Dacron", material sintético, leve e resistente, eram na época de Navio de Pesca ao Bacalhau, tecidas em Lona de algodão, manufacturadas pelos próprios marinheiros da tripulação.
• Existem dois navios gémeos, o "Polynesia II" (ex-Argus) que pertenceu durante 30 anos a uma companhia norte-americana de navios históricos com fins turísticos, a "Windjammer Barefoot Cruises" que o utilizou para realizar cruzeiros turísticos no Mar das Caraíbas, recentemente adquirido pela empresa nacional de pescas Pascoal & Filhos e o "Santa Maria Manuela", que se encontrava nas docas dos Estaleiros Navais de S. Jacinto, há mais de dez anos, também adquirido pela Pascoal & Filhos.
• Em 1992, foi remotorizado e sofreu algumas modificações ao nível dos interiores, a fim de se instalar uma biblioteca e sala de aulas.
• Em 2005, pareceu a mascote do navio, a cadela de raça portuguesa de cães-de-água, de nome "Espuma", que fazia parte integrante da guarnição há já 15 anos, sendo o seu elemento com mais horas de navegação, e que criou amizade com mais de 7.500 jovens instruendos, dezenas de oficiais, e centenas de elementos da guarnição que prestaram serviço no navio.
A mascote "Espuma"
• Destaque para a proa reforçada em aço de qualidade para quebrar o gelo, dado que outrora era um Navio de Pesca ao Bacalhau e navegava nos mares gelados da Gronelândia, Nova Escócia e Terra Nova.
• Enquanto bacalhoeiro efectuou 37 campanhas de pesca até 1973, trazendo para Portugal cerca de 26 mil toneladas de bacalhau fresco, e navegou o equivalente a mais de 10 viagens à volta do mundo.
• O interior do navio é revestido a madeira de boa qualidade e o seu casco pintado de branco, a fim de permitir uma melhor percepção no nevoeiro dos mares gelados.
• As velas feitas de "Dacron", material sintético, leve e resistente, eram na época de Navio de Pesca ao Bacalhau, tecidas em Lona de algodão, manufacturadas pelos próprios marinheiros da tripulação.
• Existem dois navios gémeos, o "Polynesia II" (ex-Argus) que pertenceu durante 30 anos a uma companhia norte-americana de navios históricos com fins turísticos, a "Windjammer Barefoot Cruises" que o utilizou para realizar cruzeiros turísticos no Mar das Caraíbas, recentemente adquirido pela empresa nacional de pescas Pascoal & Filhos e o "Santa Maria Manuela", que se encontrava nas docas dos Estaleiros Navais de S. Jacinto, há mais de dez anos, também adquirido pela Pascoal & Filhos.
• Em 1992, foi remotorizado e sofreu algumas modificações ao nível dos interiores, a fim de se instalar uma biblioteca e sala de aulas.
• Em 2005, pareceu a mascote do navio, a cadela de raça portuguesa de cães-de-água, de nome "Espuma", que fazia parte integrante da guarnição há já 15 anos, sendo o seu elemento com mais horas de navegação, e que criou amizade com mais de 7.500 jovens instruendos, dezenas de oficiais, e centenas de elementos da guarnição que prestaram serviço no navio.
A mascote "Espuma"
PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• A 1 de Junho de 1987, dia em que foi entregue à Marinha de Guerra Portuguesa, decorreu também a assinatura da adesão de Portugal à convenção internacional "Cartão Jovem".
• Em 1998, realizou uma viagem ao Canadá, no âmbito do projecto: "Creoula - de novo na Terra Nova", 25 anos depois da sua última campanha como Navio Bacalhoeiro.
• Em Junho de 2006, participou no desfile naval no Tejo da comemoração dos 150 anos da Associação Naval de Lisboa, acompanhado do Navio-Escola "Sagres", do "Vega" e mais de 300 embarcações.
• Em Julho de 2006, participou na Regata "Tall Race Ships", acompanhado do Navio-Escola "Sagres".
• Em Agosto de 2007, participou na Regata "Tall Race Ships Med" organizada pela "Sailing Training International", sendo distinguido com um prémio internacional.
• Em 1998, realizou uma viagem ao Canadá, no âmbito do projecto: "Creoula - de novo na Terra Nova", 25 anos depois da sua última campanha como Navio Bacalhoeiro.
• Em Junho de 2006, participou no desfile naval no Tejo da comemoração dos 150 anos da Associação Naval de Lisboa, acompanhado do Navio-Escola "Sagres", do "Vega" e mais de 300 embarcações.
• Em Julho de 2006, participou na Regata "Tall Race Ships", acompanhado do Navio-Escola "Sagres".
• Em Agosto de 2007, participou na Regata "Tall Race Ships Med" organizada pela "Sailing Training International", sendo distinguido com um prémio internacional.
NOTA: Site oficial do Creoula:
http://www.marinha.pt/PT/extra/creoula/Pages/Creoula.aspx
Blog dedicado ao "CREOULA": http://lmc-creoula.blogspot.com/
http://www.marinha.pt/PT/extra/creoula/Pages/Creoula.aspx
Blog dedicado ao "CREOULA": http://lmc-creoula.blogspot.com/
Parabens pelo blogue. Nunca é demais divulgar as nossas realidades navais e o Mar Português...
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarA uns anitos embarquei no Creoula e lembro-me da Espuma, era muito engraçada, estava sempre na cozinha a espera que lhe dessem comida.
Lembro-me que se alguém salta-se para a àgua, ela saltava logo a seguir, foi uma semana muito fixe e a tripulação era excelente!
Gostei de recordar com saudade este belo cão de raça nacional, com uma verdadeira alma de marinheiro.
os meus parabéns pelo blog, muito bom!
vou divulgar aos meu grupo de viagem
Ana Maria, Ílhavo
Obrigado pela divulgação do BLOGUE DO CREOULA. Boa navegação...
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarAntes de mais muitos parabéns por este excelente e detalhado blogue de marinha.
Menciona que o "Creoula" tem 2 navios gémeos e que a Pascoal adquiriu recentemente o ex-"Argus "Polynesia II" e o "Santa Maria Manuela" se encontra em São Jacinto há mais de 10 anos a aguardar uma futura recuperação. Ora o "Santa Maria Manuela" foi adquirido pela Pascoal em 2007 e avança hoje na recuperação em Marin, Galiza.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
olá. Gostava de aceder ao blog do creoula, pois fiz parte de uma viagem que se fez em 1998 ao canadá!
ResponderEliminarSeria possivel facultarem alguma informação para aceder?
O meu mail é Creoula@hotmail.com
Aguardo contactos.
Cumprimentos, Miguel carlos