Lancha Hidrográfica "AURIGA"
TIPO DE NAVIO:
Lancha hidrográfica costeira
PERFIL:
DESLOCAMENTO:
245 toneladas
DIMENSÕES:
31,5 x 7,7 x 2,8 metros
PROPULSÃO:
1 motor diesel MTU 12V 396 TC 632, 760kW - 1.100cv
1 motor eléctrico BAUER P8A, 45kW - 60cv
1 hélice de 3 pás de passo direito / variável
ENERGIA:
1 gerador diesel-eléctrico CUMMINS de 120kVA
1 gerador PERKINS de 37kVA
1 alternador acoplado ao motor diesel de 80kVA
COMBUSTÍVEL:
35 toneladas
VELOCIDADE MÁXIMA:
Motores diesel - 12,5 nós (23 km)
Motores eléctricos - 5 nós (8 km)
AUTONOMIA:
1.980 milhas a 10 nós
1.100 milhas a 12 nós
GUARNIÇÃO:
Oficiais: 02 (Sob o comando de um oficial subalterno)
Sargentos: 07
Praças: 09
Técnicos: 06
Total: 24
RADAR:
Navegação - RACAL-DECCA 914C, banda I (27 Km de alcance)
Koden MDC-1540F, banda I
COMUNICAÇÕES:
- Radiogoniómetro VHF TAIYO TD-L5000;
- Radiogoniómetro HF TAIYO TD-C328H;
- Controlador VHF DSC RM2042 SAILOR;
- Transreceptor VHF RT2048 SAILOR;
- Transreceptor HF SSB TRP7000 SKANTI;
- Transreceptor MF/HF DSC 9006 SKANTI;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- 1 Projector de sinais
EQUIPAMENTO:
- Ar condicionado;
- Receptor DGPS Trimble NT 300D;
- Girobússola ANSCHUTZ KIEL STANDART 4P;
- Giro piloto ANSCHUTZ KIEL COMPILOT7;
- Ódometro electromagnético SAGEM;
- Anemómetro ADOLF THIES GOTTINGEM;
- TX/RX RF 2301 HARRIS;
- Sistema GPS;
- Ómega diferencial;
- Barógrafo;
- Barómetro;
- 2 Balsas salva-vidas;
- Agulha magnética;
- Agulha giroscópica;
- Colhedor de amostras VIBROCORER;
- 2 ROSETTE General Oceanic Mk1015;
- ROV Phantom S2;
- Sensor de movimento SEATEX SEAPATH 200;
- Sonar lateral KLEIN 2000, 5000 E GeoCHIRP1;
- Sondadores hidrográficos ATLAS DESO 20/25 com 2 frequências (33 e 210kHz) e adaptação para sistema de grandes fundos;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Guincho oceanográfico de duplo tambor FACMIL, com um cabo simples e um cabo electromecânico;
- Sistema integrado de aquisição de dados HYPACK MAX;
- 1 Grua hidráulica telescópica HIAB 60 SEACRANE de 3,5 toneladas;
- 1 Pórtico basculante de 2 toneladas na popa;
- Cegonha hidráulica de 400Kg no través de Estibordo;
- Cabrestantes de 2.500Kg e 5.000 Kg a ré;
- 1 Bote pneumático ZEBRO II com motor de 20cv;
- 1 Bote pneumático com motor de 50cv
DESIGNAÇÃO NATO:
AGSC
INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
LHOMEDRA
LHAURIGA
ENDEREÇO RADIOTELEGRÁFICO:
CTHK
Lancha hidrográfica costeira
PERFIL:
DESLOCAMENTO:
245 toneladas
DIMENSÕES:
31,5 x 7,7 x 2,8 metros
PROPULSÃO:
1 motor diesel MTU 12V 396 TC 632, 760kW - 1.100cv
1 motor eléctrico BAUER P8A, 45kW - 60cv
1 hélice de 3 pás de passo direito / variável
ENERGIA:
1 gerador diesel-eléctrico CUMMINS de 120kVA
1 gerador PERKINS de 37kVA
1 alternador acoplado ao motor diesel de 80kVA
COMBUSTÍVEL:
35 toneladas
VELOCIDADE MÁXIMA:
Motores diesel - 12,5 nós (23 km)
Motores eléctricos - 5 nós (8 km)
AUTONOMIA:
1.980 milhas a 10 nós
1.100 milhas a 12 nós
GUARNIÇÃO:
Oficiais: 02 (Sob o comando de um oficial subalterno)
Sargentos: 07
Praças: 09
Técnicos: 06
Total: 24
RADAR:
Navegação - RACAL-DECCA 914C, banda I (27 Km de alcance)
Koden MDC-1540F, banda I
COMUNICAÇÕES:
- Radiogoniómetro VHF TAIYO TD-L5000;
- Radiogoniómetro HF TAIYO TD-C328H;
- Controlador VHF DSC RM2042 SAILOR;
- Transreceptor VHF RT2048 SAILOR;
- Transreceptor HF SSB TRP7000 SKANTI;
- Transreceptor MF/HF DSC 9006 SKANTI;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- 1 Projector de sinais
EQUIPAMENTO:
- Ar condicionado;
- Receptor DGPS Trimble NT 300D;
- Girobússola ANSCHUTZ KIEL STANDART 4P;
- Giro piloto ANSCHUTZ KIEL COMPILOT7;
- Ódometro electromagnético SAGEM;
- Anemómetro ADOLF THIES GOTTINGEM;
- TX/RX RF 2301 HARRIS;
- Sistema GPS;
- Ómega diferencial;
- Barógrafo;
- Barómetro;
- 2 Balsas salva-vidas;
- Agulha magnética;
- Agulha giroscópica;
- Colhedor de amostras VIBROCORER;
- 2 ROSETTE General Oceanic Mk1015;
- ROV Phantom S2;
- Sensor de movimento SEATEX SEAPATH 200;
- Sonar lateral KLEIN 2000, 5000 E GeoCHIRP1;
- Sondadores hidrográficos ATLAS DESO 20/25 com 2 frequências (33 e 210kHz) e adaptação para sistema de grandes fundos;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Guincho oceanográfico de duplo tambor FACMIL, com um cabo simples e um cabo electromecânico;
- Sistema integrado de aquisição de dados HYPACK MAX;
- 1 Grua hidráulica telescópica HIAB 60 SEACRANE de 3,5 toneladas;
- 1 Pórtico basculante de 2 toneladas na popa;
- Cegonha hidráulica de 400Kg no través de Estibordo;
- Cabrestantes de 2.500Kg e 5.000 Kg a ré;
- 1 Bote pneumático ZEBRO II com motor de 20cv;
- 1 Bote pneumático com motor de 50cv
DESIGNAÇÃO NATO:
AGSC
INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
LHOMEDRA
LHAURIGA
ENDEREÇO RADIOTELEGRÁFICO:
CTHK
CTHL
NÚMERO DE AMURA:
A5203
A5205
BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa
NOME:
N.R.P. Andrómeda
N.R.P. Auriga
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1987
1988
ÁREA DE OPERAÇÕES:
Portugal Continental
Madeira
EMPREGO OPERACIONAL:
- Fundeamento e operação de equipamentos oceanográficos;
- Levantamentos geofísicos da plataforma continental;
– Apoio e participação em exercícios e operações navais;
- Assegurar observações hidrológicas;
- Monitorização ambiental de rios;
- Fundeamento de bóias ondógrafo;
- Detecção e localização de objectos;
- Apoio à Comunidade Científica;
- Actualização da cartografia náutica;
- Combate à poluição no mar;
- Detecção de minas;
- Apoio a operações SAR;
- Serviço público.
NOTAS:
• Foram construídas nos Estaleiros do Arsenal do Alfeite de acordo com um projecto desenvolvido no Gabinete de Estudos da Direcção-Geral do Material Naval, são de construção inteiramente soldada, casco em ferro e a estrutura e os isolamentos especialmente cuidados no que respeita a insonorização e amortecimento de vibrações.
• Ambos os navios têm o nome de constelações homónimas que se situam no hemisfério Norte.
• São lanchas versáteis concebidas para a actividade de investigação hidrográfica em estuários, zonas fluviais e costeiras.
• Estão preparadas para proceder a sondagem hidrográfica a escalas de 1/10.000 e 1/50.000 e pequenos cruzeiros oceanográficos.
• Podem ser apetrechadas com um conjunto de sistemas de reflexão sísmica ligeira "Boomer e Sparker".
• Possuem uma área de trabalho de 30 m² no convés a ré, espaço laboratorial e de aquisição de dados de 10 m², oficinas de mecânica, electricidade e electrotecnia geral.
• Dispõem de espaço para alojamento e apoio logístico para operações com equipas de Mergulhadores.
• Caso se justifique podem ser utilizadas na detecção e inactivação de minas marítimas, mediante a utilização do seu equipamento técnico.
• Desfrutam de energia eléctrica estabilizada para alimentação dos computadores e equipamentos, têm um laboratório que de acordo com a especificidade da missão, pode ser do tipo seco ou húmido, têm ainda possibilidade de receber um contentor de 6 metros, para usos científicos.
• Em 2002, a "Auriga" participou no exercício "CONTEX-PHIBEX", servindo de navio para a detecção de simulacros de minas.
• Em 2003, a "Auriga" enquadrada no exercício "SWORDFISH", realizou operações de "Rapid Environmental Assessment" e simulou um navio mercante que transportava armamento e carga proibida por uma resolução da ONU, sendo posteriormente abordado pelo PELBOARD.
• Em Julho de 2009, a "Andrómeda" participou numa demonstração relativa ao exercício de Segurança Energética organizado para o Presidente da República.
PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• Em 1989, a "Andrómeda" realizou trabalhos em Cabo Verde.
• Em Dezembro de 1991, a "Auriga" participou nas buscas do navio de pesca "Bolama", sendo descoberto 2 meses depois do naufrágo a 14 milhas do Cabo Espichel e a 110 metros de profundidade.
• Em 1997, a "Auriga" foi escalonada para uma missão de exploração das Ilhas Desertas, transportando uma equipa da Brigada Hidrográfica Nº 2, do Instituto Hidrográfico.
• Em Agosto de 2000, a "Andrómeda" foi adstrita para as buscas de uma avioneta civil da classe CESSNA 152, que caiu próximo do Portinho da Arrábida.
• Em 2002, a "Andrómeda" esteve envolvida nas operações de combate à poluição, resultante do afundamento do petroleiro "Prestige".
• Em Setembro de 2003, a "Auriga" participou na localização de um avião (Beechcraft 200) que se despenhou ao largo do Caniçal, na Madeira.
NÚMERO DE AMURA:
A5203
A5205
BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa
NOME:
N.R.P. Andrómeda
N.R.P. Auriga
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1987
1988
ÁREA DE OPERAÇÕES:
Portugal Continental
Madeira
EMPREGO OPERACIONAL:
- Fundeamento e operação de equipamentos oceanográficos;
- Levantamentos geofísicos da plataforma continental;
– Apoio e participação em exercícios e operações navais;
- Assegurar observações hidrológicas;
- Monitorização ambiental de rios;
- Fundeamento de bóias ondógrafo;
- Detecção e localização de objectos;
- Apoio à Comunidade Científica;
- Actualização da cartografia náutica;
- Combate à poluição no mar;
- Detecção de minas;
- Apoio a operações SAR;
- Serviço público.
NOTAS:
• Foram construídas nos Estaleiros do Arsenal do Alfeite de acordo com um projecto desenvolvido no Gabinete de Estudos da Direcção-Geral do Material Naval, são de construção inteiramente soldada, casco em ferro e a estrutura e os isolamentos especialmente cuidados no que respeita a insonorização e amortecimento de vibrações.
• Ambos os navios têm o nome de constelações homónimas que se situam no hemisfério Norte.
• São lanchas versáteis concebidas para a actividade de investigação hidrográfica em estuários, zonas fluviais e costeiras.
• Estão preparadas para proceder a sondagem hidrográfica a escalas de 1/10.000 e 1/50.000 e pequenos cruzeiros oceanográficos.
• Podem ser apetrechadas com um conjunto de sistemas de reflexão sísmica ligeira "Boomer e Sparker".
• Possuem uma área de trabalho de 30 m² no convés a ré, espaço laboratorial e de aquisição de dados de 10 m², oficinas de mecânica, electricidade e electrotecnia geral.
• Dispõem de espaço para alojamento e apoio logístico para operações com equipas de Mergulhadores.
• Caso se justifique podem ser utilizadas na detecção e inactivação de minas marítimas, mediante a utilização do seu equipamento técnico.
• Desfrutam de energia eléctrica estabilizada para alimentação dos computadores e equipamentos, têm um laboratório que de acordo com a especificidade da missão, pode ser do tipo seco ou húmido, têm ainda possibilidade de receber um contentor de 6 metros, para usos científicos.
• Em 2002, a "Auriga" participou no exercício "CONTEX-PHIBEX", servindo de navio para a detecção de simulacros de minas.
• Em 2003, a "Auriga" enquadrada no exercício "SWORDFISH", realizou operações de "Rapid Environmental Assessment" e simulou um navio mercante que transportava armamento e carga proibida por uma resolução da ONU, sendo posteriormente abordado pelo PELBOARD.
• Em Julho de 2009, a "Andrómeda" participou numa demonstração relativa ao exercício de Segurança Energética organizado para o Presidente da República.
PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• Em 1989, a "Andrómeda" realizou trabalhos em Cabo Verde.
• Em Dezembro de 1991, a "Auriga" participou nas buscas do navio de pesca "Bolama", sendo descoberto 2 meses depois do naufrágo a 14 milhas do Cabo Espichel e a 110 metros de profundidade.
• Em 1997, a "Auriga" foi escalonada para uma missão de exploração das Ilhas Desertas, transportando uma equipa da Brigada Hidrográfica Nº 2, do Instituto Hidrográfico.
• Em Agosto de 2000, a "Andrómeda" foi adstrita para as buscas de uma avioneta civil da classe CESSNA 152, que caiu próximo do Portinho da Arrábida.
• Em 2002, a "Andrómeda" esteve envolvida nas operações de combate à poluição, resultante do afundamento do petroleiro "Prestige".
• Em Setembro de 2003, a "Auriga" participou na localização de um avião (Beechcraft 200) que se despenhou ao largo do Caniçal, na Madeira.
Agradeço aos marinheiros do barco auriga da marinha que em 1991 participaram nas buscas do bolama, perdi um familiar nesse naufragio.
ResponderEliminarobrigado a todos.
Maria Alice
Estive nessa missão
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