Navio-Escola "POLAR"
TIPO DE NAVIO:
Escuna com dois mastros
PERFIL:
Escuna com dois mastros
PERFIL:
DESLOCAMENTO:
70 toneladas
DIMENSÕES:
22,9 x 4,9 x 2,5 metros
ALTURA DO MASTRO:
20,2 metros
PROPULSÃO:
Eólica
1 motor a diesel de 157kW
1 hélice
VELOCIDADE MÁXIMA:
Eólica - 8 nós (16 km)
AUTONOMIA:
1.200 milhas a 5 nós
GUARNIÇÃO:
Oficiais: 2 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 1
Praças: 2
Cadetes: 13
Total: 18
RADAR:
Navegação - FURUNO FR 160, banda I
COMUNICAÇÕES:
- Radiogoniómetro ELNA KS510II;
- Radiogoniómetro portátil SAFIX;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens)
EQUIPAMENTO:
- Sonda ultrasónica SEAFARERS 700;
- Área vélica: 304 m²;
- Receptor ÓMEGA M-6;
- Anemómetro HÉRCULES 190;
- Girobússola SPERRY Mk27;
- Ar condicionado;
- 2 Balsas salva-vidas;
- Sistema GPS;
- Receptor DGPS;
- Agulha giroscópica;
- Ómega diferencial;
- Barógrafo;
- Barómetro;
- Agulha magnética de fluxo;
- 1 Bote pneumático ZEBRO III;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- Odómetro electromagnético HÉRCULES 190;
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX
DESIGNAÇÃO NATO:
AXL
INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
ESCOLAPOLAR
INDICATIVO RADIOTELEGRÁFICO:
CTEJ
NÚMERO DE AMURA:
A5204
BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa
NOME:
N.R.P. Polar
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1977 / 1983
NOTAS:
• Foi construído em 1977 nos Estaleiros Navais Phoenix B.V. Westerbroeck, Roterdão (Holanda), tendo sido utilizado em cruzeiros charter até 1982.
• É uma réplica do famoso Iate "America" que em 1851 atravessou o Oceano Atlântico para competir em águas britânicas, tendo posteriormente ganho a histórica Regata "100 Guinea Cup".
• A 21 de Outubro de 1983, foi oferecido pela "Windjammer fur Hamburg" à Marinha de Guerra Portuguesa como contrapartida e sinal de agradecimento pela cedência do antigo Navio-Escola conhecido por "Sagres I".
• A quilha profunda serve para contrariar a pressão que as velas exercem sobre os dois mastros (traquete e grande), devido à sua inclinação acentuada para a popa, sendo de salientar que no entanto, são públicas e reconhecidas as suas fracas prestações como veleiro.
• Em Março de 2006, terminou uma profunda intervenção em todas as estruturas do navio, durante o qual se substitui diversas máquinas e equipamentos, acabando por reconfigurar o navio.
• Em Setembro de 2010, venceu a classe aberta da XVI Edição da Regata Internacional Canárias-Madeira, competindo com 15 embarcações e percorrendo 318 milhas náuticas.
• Juntamente com o "Vega" constituí o agrupamento de veleiros da Escola Naval, sendo utilizado por cadetes para pôr em prática conhecimentos, especialmente nas áreas de navegação e marinharia.
Foi um erro crasso entregar o N/E "Sagres l"
ResponderEliminaraos alemaes a troco de tao pouco. Este navio fazia parte da alma da Marinha Portuguesa.
Quando pela derradeira vez desceu o Tejo a caminho de Hamburg houve antigos marinheiros que nele andaram embarcados que da margem do Tejo choraram o seu desaparecimento.
Alfama Ex: Mar
Excelente,sem mais comentários,parabens
ResponderEliminarA.Moleiro