Navio-Hidrográfico "D. CARLOS"
TIPO DE NAVIO:
Navio hidrográfico oceânico
PERFIL:
DESLOCAMENTO:
2.285 toneladas
DIMENSÕES:
68,3 x 13,1 x 5,6 metros
68,3 x 13,1 x 5,6 metros
PROPULSÃO:
2 motores diesel-eléctricos General Electric de 800cv1 propulsor de manobra à proa General Electric de 550cv
2 propulsores hidráulicos laterais de popa Thrustmaster de 250cv
2 hélices de 4 pás supra-convergentes
ENERGIA:
4 motores geradores Caterpillar 970cv
1 gerador de emergência Caterpillar de 400cv e 265-kW
4 motores geradores Caterpillar 970cv
1 gerador de emergência Caterpillar de 400cv e 265-kW
COMBUSTÍVEL:
1037 toneladas
1037 toneladas
VELOCIDADE MÁXIMA:
11 nós (20 km)
11 nós (20 km)
AUTONOMIA:
4.000 milhas a 11 nós
4.000 milhas a 11 nós
6.480 milhas a 3 nós
30 dias
GUARNIÇÃO:
Oficiais: 06 (Sob o comando de um oficial superior)
Oficiais: 06 (Sob o comando de um oficial superior)
Sargentos: 07
Praças: 21
Técnicos: 15
Total: 49
RADAR:
Navegação - RAYTHEON, banda I (? Km de alcance)
Navegação - RAYTHEON, banda I (? Km de alcance)
COMUNICAÇÕES:
- Antena de Satélite INMARSAT B;
- Radiogoniómetro VHF TAIYO TD-L5000;
- Radiogoniómetro MF/HF TAIYO TD-C338 MKII;
- Comunicações por satélite SATURN B Mk2;
- 1 ETO (Emissor Transmissor de Ordens);
- SICC (Sistema Integrado de Controlo de Comunicações);
- 2 Projectores de sinais
EQUIPAMENTO:
- Ar condicionado e mecanismos de extracção de gases;
- Ar condicionado e mecanismos de extracção de gases;
- Sistema de Carta Electrónica ECDIS;
- Sonar Rebocado UQQ2 SURTASS, com 1.829 metros de cabo;
- Correntómetro ADCP RD INSTRUMENTS Ocean Surveyor OS75 (38 e 150 kHz) com 1.000 metros de alcance;
- Sondador multifeixe de grandes fundos Kongsberg SIMRAD EM 120;
- Sondador multifeixe de médios fundos Kongsberg SIMRAD EM710;
- Sistema integrado de aquisição de dados HYPACK;
- Colhedor de amostras de sedimentos;
- Perfilador acústico de sedimentos SBP ECHOES 3500;
- Sondador de feixe simples (210, 33 e 15 kHz);
- Sonda de navegação Raytheon DE795IMO (50 kHz);
- 4 Balsas salva-vidas;
- Sistema de vídeo com 4 câmaras de orientação controlável;
- Receptor meteorológico FAC-SIMILE - NAGRAFAX;
- Sistema de recepção de Avisos à Navegação NAVTEX;
- Centro de aquisição de dados;
- 2 ROV's: Argus Bathisaurius XL (6000 m) e Phantom S2;
- Suportes de fixação de garrafas Niskin;
- Laboratório seco;
- Laboratório molhado;
- Sala de desenho;
- 1 Guincho CTD oceanográfico Kley France com cabo electromecânico de 6km;
- 1 Guincho multiusos kley France com cabo de 4,6km;
- 1 Embarcação de sondagem de 7 metros;
- 1 Bote pneumático AVON;
- Sistema GPS;
- Sistema GPS;
- Receptor DGPS Leica MX 412B;
- Agulha magnética;
- Agulha giroscópica;
- Girobússola NAVIGAT X Mk1;
- Odómetro electromagnético Sperry Marine NAVIKNOT III;
- Anemómetro OBSERMET;
- Ómega diferencial;
- Barógrafo;
- Barómetro;
- 2 cabrestantes;
- 1 grua PALFINGER MARINE com capacidade de 870kg e alcance de 6,9 metros;
- 1 grua HEILA HLM 7-2S com capacidade de 900kg e alcance de 7 metros;
- 1 Pórtico lateral à bombordo de 10 toneladas;
- 1 Pórtico basculante de 2 toneladas na popa
DESIGNAÇÃO NATO:
AGS
AGS
INDICATIVO DE CHAMADA INTERNACIONAL:
NAVICARLOS
NAVICOUTINHO
NÚMERO DE AMURA:
A522
A522
A523
BASE DE APOIO:
Base Naval de Lisboa
Base Naval de Lisboa
NOME:
N.R.P. D. Carlos I (ex- USNS Audacious)
N.R.P. D. Carlos I (ex- USNS Audacious)
N.R.P. Almirante Gago Coutinho (ex-USNS Assurance)
ANO DE CONSTRUÇÃO:
1989 / 1997
1989 / 1997
1985 / 1999
EMPREGO OPERACIONAL:
- Fundeamento e operação de equipamentos oceanográficos;
- Fundeamento e operação de equipamentos oceanográficos;
- Fundeamento e operação de equipamentos hidrográficos;
- Apoio e participação em exercícios e operações navais;
- Assegurar observações hidrológicas;
- Detecção e localização de objectos;
- Combate a poluição no mar;
- Apoio à Comunidade Científica;
- Actualização da cartografia náutica;
- Detecção de minas;
- Apoio a operações SAR;
- Serviço público.
NOTAS:
• Ambos os navios foram construídos nos Estaleiros "Tacoma Boat Company" nos EUA (casco em ferro), são baseados num projecto de navio de pesca de arrasto e faziam parte da classe norte-americana de 10 navios "STALWART", destinados à vigilância e detecção anti-submarina, colocados em pontos estratégicos de passagem de submarinos da ex-União Soviética.
• Ambos os navios foram construídos nos Estaleiros "Tacoma Boat Company" nos EUA (casco em ferro), são baseados num projecto de navio de pesca de arrasto e faziam parte da classe norte-americana de 10 navios "STALWART", destinados à vigilância e detecção anti-submarina, colocados em pontos estratégicos de passagem de submarinos da ex-União Soviética.
• A partir de 1999, iniciou-se em doca seca dos Estaleiros do Arsenal do Alfeite as obras de adaptação de navio de vigilância oceânica para navio hidrográfico, com financiamento do PIDDAC, assim como a manufacturação dos pórticos projectados pela Direcção de Navios.
• Dispõem de espaço para alojamento e apoio logístico para operações com equipas de Mergulhadores.
• Dispõem de espaço para alojamento e apoio logístico para operações com equipas de Mergulhadores.
• Permitiram substituir o "Almeida de Carvalho" e a aumentar o efectivo de navios hidrográficos.
• Possuem espaço para 3 contentores: um contentor de 10 ou 20 pés na tolda, um contentor 10 pés pavimento 01 e um contentor de 10 ou 20 pés no pavimento 02.
• Possuem espaço para 3 contentores: um contentor de 10 ou 20 pés na tolda, um contentor 10 pés pavimento 01 e um contentor de 10 ou 20 pés no pavimento 02.
• Os navios sofreram um programa de reequipamento da capacidade oceanográfica e hidrográfica, o "D. Carlos I" concluiu a adaptação em 2004, e o "Almirante Gago Coutinho" foi reequipado e entrou ao serviço em 2007.
• São navios utilizados para a actividade de investigação, hidrografia e oceanografia em alto-mar e zonas costeiras, nomeadamente levantamentos hidrográficos, colheita de dados no domínio da oceanografia física e química, da geologia, da geofísica e químicas marinhas e da acústica submarina.
• Com o objectivo de dotar os navios com capacidade de manobra acrescida, instalou-se dois propulsores laterais de popa, que permitem efectuar com maior exactidão e qualidade o posicionamento das estações de colheita sedimentológica em ambientes de grandes profundidades (até 5.000 metros).
• Cada navio tem na tolda uma base contentorizada onde foi estruturalmente instalado um berço para uma embarcação de sondagem de 7 metros FASSMER com um deslocamento de 4,5 toneladas ("UAM Mergulhão" no "D. Carlos I" e "UAM Cagarra" no "Almirante Gago Coutinho"), com velocidade máxima de 20 nós e capacidade para 6 horas de sondagem, concebidas para operar com um sondador multifeixe de pequenas profundidades para a execução de levantamentos hidrográficos junto à costa ou em portos.
UAM "CAGARRA"
• Em 2001, durante a participação no exercício "SWORDFISH" o "D. Carlos I", teve um papel determinante no levantamento, análise e previsão em tempo real das condições ambientais com impacto na condução das operações, efectuou igualmente a recolha três torpedos de exercício Mk46.
Participação no exercício SWORDFISH 2006
• Em Abril de 2007, a "D. Carlos I" participou no exercício "INTEGREX" no âmbito do combate à imigração ilegal, com a finalidade principal de treinar o adestramento de procedimentos e perícias de actuação coordenada entre os meios do Comando Naval e da DGAM.
• Participam ainda com alguma frequência nos exercícios nacionais: AÇOR, CONTEX, PHIBEX, e ZARCO.
• Para além de Portugal a classe "STALWART", também é operada pela Marinha de Guerra da Nova Zelândia.
PARTICIPAÇÃO EM MISSÕES IMPORTANTES:
• Em 2005, o "D. Carlos I" iniciou de forma activa na Ilha da Madeira no âmbito do desenvolvimento económico, científico e cultural, a colaborar nos trabalhos de levantamento topográfico das 285 mil milhas quadradas de oceano, necessárias à pretensão de extensão da Plataforma Continental de Portugal para 350 milhas, permitindo reclamar direitos de jurisdição na exploração de eventuais recursos minerais encontrados no fundo do mar, sob os auspícios da Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar de 1982.
Este blog está simplesmente ESPECTACULAR!!!
ResponderEliminarE promete!
Parábens ao seu autor
Jorge Almeida