21/06/09

MODERNIZAÇÃO DAS FRAGATAS "VASCO DA GAMA"

          Actualmente estão a meio da sua vida operacional (atingiram 15 anos em 2005), receberam uma modernização nos sistemas de comunicações e comando e controlo, mais recentemente actualizaram os sistemas de defesa próxima PHALANX para a versão padrão Block 1B com capacidade de defesa perante ameaças assimétricas de superfície.
          Ainda em termos de armamento, é possível um reforço da capacidade de ataque a alvos terrestres com a substituição dos mísseis HARPOON, por uns mais modernos com sistema de navegação por GPS. Outra possível alteração é a substituição do sistema lançador de mísseis NATO SEA SPARROW por um sistema de lançamento vertical dos mesmos (VLS SEA SPARROW), mas na versão ESSM com a principal vantagem na rapidez do lançamento dos mísseis.
          Caso este tipo de modernização nos sistemas de armas venha a acontecer, as fragatas passarão a ter uma configuração muito semelhante às fragatas MEKO 200HN, da classe "Hidra" da Marinha de Guerra Grega, e assim verdadeiramente navios multifunções.

Perfil actual da fragata MEKO 200PN da classe "Vasco da Gama" da Marinha de Guerra Portuguesa


Perfil actual da fragata MEKO 200HN da classe "Hidra" da Marinha de Guerra Grega

          É de salientar que a capacidade que os navios apresentam para estas modernizações, é decorrente do conceito MEKO, abreviatura da palavra alemã "Mehrzeweck Kobination" (combinação multifuncional), que se traduz na construção de um casco-padrão modular, na qual o armamento, sensores e equipamentos são instalados em contentores, que têm dimensões padronizadas que se encaixam na perfeição nas plataformas do casco do navio.
          Deste modo a execução de uma modernização no navio tem menores custos, um prazo relativamente curto, não requer alterações físicas na estrutura do navio, nem a sua imobilização em doca seca.
          A título de curiosidade o conceito MEKO, começou a germinar nos estaleiros alemães da "Blohm & Voss" aquando da construção das nossas corvetas da classe "João Coutinho".

4 comentários:

  1. Boas para quando a modernização do armamento?

    Miguel Ângelo
    Futuro cadete da Escola Naval :)

    ResponderEliminar
  2. Boas
    Essa modernização vai realizar-se ?
    Eu espero que sim pois ficariam meios mais poderosos.

    ResponderEliminar
  3. Boas
    Para quando é essa modernização?Será ainda neste seculo?????
    E já agora só se moderniza os misseís então e os sensores que ja não apanham nada de tão velhos que estão?

    Cabo da Marinha
    Á 12 anos embarcado nas Vasco da Gama

    ResponderEliminar
  4. Rendi esta Fragata no Porto de Brindisi em Itália. Fazia na altura, parte da guarnição da corveta "Baptista de Andrade" mais conhecida na altura pelo "115" da Marinha.Saudades....

    ResponderEliminar

Grato pelo seu comentário, prontamente estará visível!